Em 2021, os Correios arrecadaram mais de R$52 milhões com a alienação de motocicletas, furgões, vans e caminhões que alcançaram a vida útil. O resultado é o mais expressivo dos últimos anos: apenas no ano passado foram vendidos 6.714 veículos, ante 4.004 leiloados entre os anos de 2017 e 2020. Com os recursos arrecadados, os veículos estão sendo substituídos por novas viaturas, de acordo com a política corporativa de renovação da frota.

Grande parte desse resultado se deve à Operação Limpa Pátio organizada pela empresa para reduzir o quantitativo de bens móveis em desuso armazenados em depósitos para assim desonerar esses ativos. O projeto promoveu a melhoria no processo de alienação, tornando-o mais célere, ao simplificar procedimentos e atividades. Destaque para a utilização de uma plataforma eletrônica destinada à venda desse tipo de bem, permitindo maior abrangência de participantes, uma vez que as propostas não dependem mais de presença física no certame.

Recursos das alienações são reinvestidos na renovação da frota.

Leilões em 2022 – Para este ano, só no primeiro semestre, os Correios disponibilizarão, aproximadamente, 6 mil veículos para alienação. As licitações da Operação Limpa Pátio acontecem por meio eletrônico: o edital é disponibilizado no site www.correios.com.br e o leilão acontece na plataforma “Licitações-e”, no site www.licitacoes-e.com.br. Podem participar pessoas físicas ou jurídicas, desde que atendam às condições fixadas no edital. Os leilões, que somente este ano já promoveram a venda de 1.764 veículos, continuam sendo realizados em todas as superintendências dos Correios nos Estados.