Os Correios e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) assinaram, na última quinta-feira (5), um Memorando de Entendimentos com objetivo de reunir esforços no desenvolvimento de projetos de pesquisa e inovação operacional. A assinatura ocorreu na sede da estatal, em Brasília, no espaço CorreiosLab. Participaram do evento o presidente dos Correios, Floriano Peixoto, e o diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi, que foram acompanhados por outras autoridades e convidados de ambas as instituições.

Diante dos desafios e das tendências apresentadas por um mercado altamente competitivo, a iniciativa dos Correios faz parte de um conjunto de esforços que visam fomentar a constante evolução das atividades logísticas e operacionais desempenhadas pela estatal.

Para o presidente dos Correios, o foco mais importante da empresa é o cliente. Portanto, entre as diversas ações já implementadas nos últimos dois anos, o gestor destacou que a parceria com o SENAI é mais um incentivo à inovação aos processos produtivos da empresa. “O nosso objetivo é aproveitar esses avanços tecnológicos para incorporar o que for interessante às nossas práticas operacionais e negociais”, afirmou Floriano Peixoto.

Presidente dos Correios, Floriano Peixoto, e o diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi
Foto: Carlos Alcanfor/Correios

Para a execução desses projetos, será utilizada toda a estrutura do SENAI, em especial, os institutos de tecnologia e inovação. O diretor-geral da entidade comentou sobre a importância de compartilhar o conhecimento genuinamente brasileiro em desenvolvimento industrial com uma empresa do porte dos Correios. “Trata-se de uma instituição estruturante para o país. Nós brasileiros nos sentimos representados pelos Correios. É uma instituição que faz parte da história do país”, declarou Lucchesi.

CorreiosLab – Construído no edifício-sede, em Brasília/DF, o CorreiosLab visa a pesquisa, a experimentação, o desenvolvimento de ideias, projetos e soluções para a melhoria e modernização dos processos e equipamentos operacionais. No ambiente, são realizadas exposições de soluções que estão sendo testadas pela estatal, como, por exemplo, o terminal de autoatendimento Locker, bicicletas cargueira com marcha e elétrica, contêiner com rodas para movimentação de carga – que trazem o aumento da capacidade de carga, agilidade de distribuição e entrega – entre outros. O espaço propicia o desenvolvimento de parcerias, fomenta a cultura de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) e incentiva a formação de capital intelectual.

Ao associar-se à ampla experiência do SENAI em pesquisa aplicada e no desenvolvimento de novos produtos, processos e soluções industriais customizadas, os Correios se conectam cada vez mais ao ecossistema da inovação, para propiciar a melhor experiência aos seus clientes.