Os Correios lançaram, na última quarta-feira (20), selo personalizado e carimbo comemorativo para celebrar os 100 anos da Escola de Equitação do Exército Brasileiro. O lançamento das peças filatélicas ocorreu no Rio de Janeiro e foi conduzido pelo coordenador de Negócios dos Correios/RJ, Everton Luiz Cabral Machado, representando o presidente dos Correios, Floriano Peixoto. Participaram da solenidade o general Edson Leal Pujol, o ministro do Superior Tribunal Militar, general Odilson Sampaio Benzi, o comandante da Escola de Equitação, tenente coronel Marcelo Ferme dos Santos, entre outros convidados.
A Escola de Equitação é um dos maiores centros equestres do mundo. Ao longo de seu centenário, desenvolveu trabalhos científicos e acadêmicos de excelência voltados para equitação, formou profissionais especializados, contribuiu para programas de melhoramento e reprodução de equinos. A instituição também incentiva o desenvolvimento do hipismo, apoia e promove competições esportivas, treina equipes militares do Exército e Forças Armadas e entre outras missões pertencentes em sua trajetória.
Selo – A arte do selo foi produzida pelo capitão Matheus Moraes Dorneles Souto e pelo tenente coronel Marcelo Ferme dos Santos, comandante da Escola. A peça representa a sombra, em contraste preto e branco, de um cavaleiro e seu cavalo realizando uma curveta, figura essa de ares altos, herança do cadre noir de saumür, demonstrando um alto nível de adestramento do conjunto. A flâmula, que perpassa o número 100, nas cores da bandeira do Brasil e da França, remonta à missão militar francesa que deu origem à escola de equitação em 1922, revelando os eternos laços de amizade e cooperação entre as duas nações.
Os selos personalizados serão utilizados pelo órgão em suas correspondências oficiais e em ações institucionais.