Desde o ano de 2020, período em que surgiu a covid-19, a parceria Correios-Exército Brasileiro tem ajudado no combate à pandemia nos centros e agências da estatal em todo o Brasil.

Além da empresa acompanhar a situação de saúde de seu efetivo, prestando o apoio necessário e também atuando para garantir o bom funcionamento das atividades operacionais, a parceria com o Exército Brasileiro tem feito com que as unidades dos Correios espalhadas por todo o país passem, contínua e periodicamente, por rotinas de sanitização e higienização. O objetivo é justamente garantir maior segurança à saúde dos funcionários e dos cidadãos, devido ao cenário ainda atual da covid-19.

Motivadas pelo entendimento de que medidas de reforço à limpeza dos ambientes de trabalho são fundamentais para prevenir a transmissão da covid-19, as ações de descontaminação, com o apoio do Exército Brasileiro, foram e continuam sendo realizadas.

Foto: Divulgação/ Correios – Agência Rodoviária – Mato Grosso do Sul


No Norte, por exemplo, os Correios nos Estados do Acre, Amapá, Pará realizaram, em parceria com as Forças Armadas, a sanitização em suas unidades. Já no Nordeste – em Alagoas, Sergipe e Maranhão -, os centros operacionais da estatal também receberam serviço de higienização. Somente no mês de março, no Estado do Maranhão, algumas unidades já tiveram os seus espaços higienizados com a ajuda do Exército: o Complexo Tibiri, o Edifício Sede e o centro de Distribuição Ribamar. As próximas unidades sanitizadas serão os centros de Distribuição Centro, Renascença, Bequimão, São Luís e Maiobão, todos na capital maranhense.

No Centro-Oeste, o Mato Grosso do Sul também realizou esse trabalho de higienização em agências e unidades operacionais. No Sul, as unidades da estatal no Rio Grande do Sul receberam esse tipo de serviço. Como exemplo, durante a operação no Estado, foram higienizadas áreas de encomendas e mensagem do salão operacional do Centro de Tratamento. Além disso, vestiários, refeitório e a área externa do Centro, onde há circulação de pessoas, também foram desinfetados. A medida é um reforço da higienização, tendo como objetivo deixar o ambiente mais seguro para os trabalhadores que atuam no local.

Foto: Divulgação/Correios – Centro de Distribuição Ribamar – Maranhão


No Sudeste, São Paulo, Rio de Janeiro e o Espírito Santo tiveram em seus centros um serviço de limpeza especial contra a covid-19. No Rio de Janeiro, em ação conjunta com o Exército do Brasil, a empresa promoveu a desinfecção do edifício-sede e dos complexos operacionais Cidade Nova e Benfica. A ação foi realizada por militares do Comando Conjunto Leste especializados em Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica. Eles utilizaram produtos à base de hipoclorito de sódio 1% e álcool 70% para desinfetar as áreas de uso comum dos espaços. Para evitar aglomerações e manter o distanciamento recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde), o evento contou com um número reduzido de participantes, sendo eles: empregados da empresa terceirizada Sant’Costa (RJ), de membros da brigada de incêndio e de representantes da segurança do trabalho. Além da troca de conhecimentos, a equipe presente também se comprometeu a repassar as informações adquiridas a todos aqueles que atuam com sanitização nas unidades dos Correios do Estado do RJ.

Em São Paulo, as Forças Armadas estiveram no Complexo Cajamar para realizarem o serviço de limpeza. Além das ações de higienização, também foram realizadas as orientações das equipes pelo Comando Militar para a prevenção ao coronavírus.

Dessa forma, os Correios continuam a seguir às orientações do Ministério da Saúde e demais órgãos sanitários estaduais e municipais ante à covid-19.

Os Correios agradecem as Forças Armadas, em especial o Exército Brasileiro, pela importante colaboração que se mostra fundamental para trazer mais segurança à saúde dos empregados, clientes e fornecedores, além de viabilizar a continuidade dos serviços essenciais prestados à população brasileira.