Este ano, as comemorações para o Dia do Filatelista, em 5 de março, têm um motivo especial aos colecionadores de selo que ilustram fatos importantes da História. Além da programação anual com os mais diversos temas e motivos, os Correios pretendem lançar algumas notáveis peças que irão retratar o Bicentenário da Independência do Brasil. Selos que certamente deverão compor o acervo dos filatelistas mais atentos e exigentes.

A data celebra o dia desse estudioso da arte de colecionar selos, o que significa muito mais que guardar ou admirar estampas. Por meio dos selos, é possível ter acesso a diferentes culturas e saberes, de uma forma singular e original, sendo ainda uma alternativa de diversão e entretenimento. É um hábito que agrega colecionadores de todas as idades e predileções.

É o que conta a estudante de 15 anos, Beatriz Vasconcellos Espindola, que começou a colecionar aos nove anos. “A filatelia te desafia desde o início. Desde descobrir e delimitar seu tema; te desafia a descobrir outros selos, a encontrar novos materiais; te desafia a conhecer e se aprofundar mais e mais no seu tema. Não é fácil, montar uma coleção dá muito trabalho, mas o resultado é maravilhoso”, comenta a jovem colecionadora.

No Brasil, celebra-se o Dia do Filatelista há 53 anos e, atualmente, já é o hobby de mais de 40 milhões de pessoas em todo o mundo.

Coleção por temas – Dentre os lançamentos agendados pelos Correios para 2022, destaca-se a série “Brasil, 200 anos de Independência”, que, desde 2017, apresenta peças filatélicas que relembram fatos importantes que antecederam esse marco histórico nacional. Idealizada em parceria com a Câmara dos Deputados, fazem parte da séries os seguintes selos: “A chegada de Maria Leopoldina ao Brasil”, “A aclamação de D. João VI”, “O Retorno de José Bonifácio ao Brasil”, “A Revolução Constitucionalista” e “O Brasil nas cortes de Lisboa”. No próximo dia 7 de setembro, o sexto e último selo será lançado, finalizando a série.  

Outros lançamentos alusivos à data também estão programados para ocorrer este ano. Como, por exemplo, as emissões especiais e comemorativas que serão lançadas para retratar a participação dos Correios no contexto da Independência; para lembrar os movimentos populares desencadeados na época e as personalidades que tiveram atuação decisiva para a emancipação do País.

Roberto Pires, colecionador especialista no tema Países, está animado com as novas peças que poderão compor sua coleção. “Os eventos históricos são celebrados anualmente, mas, a cada 50 anos, essas celebrações se agigantam. Vira uma grande festa. É o cinquentenário, centenário, bicentenário… é um grande momento! Para muitos filatelistas, coleções desses anos são muito importantes”, disse. Na página dos Correios no YouTube, é possível conhecer um pouco mais sobre a rica coleção de Roberto e outros vídeos que mostram como esse hobby ganha novos adeptos a cada dia. 

Acervo pessoal.

A Arte, História, Cultura, Ciência, Personalidades, instituições e toda e qualquer manifestação social e humana podem ser registradas por meio de selos. Os Correios agradecem e parabenizam os filatelistas pelo seu dia, por desempenharem uma função tão importante para perpetuação da memória postal e para preservação da cultura.

Mais informações também podem ser acessadas no Blog da Filatelia e no Blog dos Correios. Para adquirir selos, cartões postais e outros produtos filatélicos, basta acessar a loja virtual ou se dirigir às principais agências dos Correios.