No mês de janeiro, os Correios foram responsáveis pelo transporte de toneladas de mantimentos, em solidariedade à população dos Estados de Minas Gerais e Bahia, que sofreram com intensas chuvas ao longo dos últimos meses. Em Minas, foram transportadas 80 toneladas de doações de kits de medicamentos e insumos aos moradores dos municípios de Contagem, Divinópolis, Governador Valadares, Patos de Minas, Manhuaçu e Unaí. Ao fim da operação, cerca de 270 toneladas de material de apoio a essa população serão entregues pelos Correios no Estado mineiro.

Já na Bahia, foram entregues 1920 kits contendo primeiros socorros e equipamentos de proteção individual para médicos, enfermeiros e bombeiros. A operação envolveu 14 empregados, seis veículos de 600 kg e um caminhão, e levou mantimentos às cidades de Amargosa, Eunápolis, Ilhéus, Itabuna, Teixeira de Freitas, Vitória da Conquista e Barreiras.

Os donativos – mantimentos, materiais de higiene e limpeza, roupas, cobertores e água potável – foram arrecadados por meio do Programa Pátria Voluntária, que é coordenado pela Casa Civil da Presidência da República e composto por integrantes do governo e da sociedade civil.

A ação também contou com o apoio do Governo do Distrito Federal – por meio Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar e forças de segurança pública do DF-, que arrecadou 125 toneladas de donativos durante seis dias de campanha de ajuda humanitária.

Os veículos dos Correios utilizados no transporte das doações fazem parte das linhas regulares da empresa e não impactaram o fluxo postal da empresa. Vale ressaltar que a presença dos Correios em todo o Brasil e a sua capacidade logística contribuem para o desempenho do seu papel de agente de integração nacional.

Responsabilidade, respeito às pessoas e integridade são alguns dos valores que definem a identidade corporativa da estatal.