Em um ano ainda impactado pela pandemia de covid-19, mas já colhendo os resultados positivos do avanço da vacinação pelo país, os Correios conseguiram se reinventar e superar desafios. Mantendo suas atividades ininterruptas, dada a essencialidade dos serviços postais, a estatal chega ao fim de 2021 com o maior lucro líquido dos últimos dez anos e sucessivos de recordes de postagens.
Além dos esforços na racionalização de custos, a capacidade de adaptação da empresa foi fundamental para o alcance dos bons resultados, com a melhoria da qualidade operacional, lançamento de novas soluções digitais e serviços para o e-commerce, essenciais para aproximar todo o país.
Em junho, a atual diretoria dos Correios completou dois anos à frente da gestão da estatal. Em 2019, o presidente Floriano Peixoto foi empossado em meio a um cenário desafiador, com a missão de buscar a garantia da satisfação dos clientes e o fortalecimento da empresa no mercado.
Entre as medidas adotadas no período que se encerra, como investimentos na modernização da frota de veículos, ativos de tecnologia, automação do tratamento de objetos e ampliação da estrutura operacional, creditam-se à atual gestão os ganhos listados a seguir:
Revitalização e realocação de agências
Com mais de 6 mil unidades próprias, os Correios iniciaram 2021 com agências revitalizadas e em novos endereços em vários estados. A empresa investiu na reforma de fachadas e em melhorias de infraestrutura de dezenas de unidades, especialmente em pequenos municípios. Por meio de recursos próprios e contratos de manutenção predial, o trabalho de revitalização proporcionou melhores condições de trabalho e atendimento aos clientes, além da padronização da identidade visual da empresa.
Combate à covid-19
Considerando o agravamento da pandemia nos primeiros meses do ano, os Correios reforçaram as medidas contidas no seu protocolo de medidas de prevenção à covid-19, bem como a campanha de conscientização dos empregados sobre o tema. Mais de 100 medidas foram implementadas a fim de oferecer segurança aos empregados e clientes da estatal. Dentre essas, destacam-se instalação de protetores de acrílico para os guichês de atendimento; reforço na higienização e limpeza das unidades, aquisição de álcool em gel 70% e máscaras de proteção facial.
Lucro recorde
O Conselho de Administração dos Correios aprovou, no mês de maio, as demonstrações contábeis de 2020 da estatal, que apresentou lucro líquido de R$ 1,53 bilhão – maior resultado nos últimos 10 anos. Já o patrimônio líquido obteve um crescimento de 84% em relação ao ano de 2019, totalizando, aproximadamente, R$ 950 milhões. Os resultados sinalizam a considerável melhora da saúde financeira e dos negócios da empresa, frutos das medidas adotadas pela atual administração da estatal, que reduziu custos e aumentou investimentos, melhorando a qualidade dos serviços e, consequentemente, a receita da empresa.
Upgrade de plataformas digitais
Ao longo do ano, os Correios seguiram aprimorando suas soluções digitais, para tornar cada vez mais intuitiva, prática e segura a experiência do cliente. Em agosto, a empresa lançou uma versão mais moderna da sua plataforma de rastreamento de objetos, disponível no site dos Correios. Em ambiente logado, com visual mais interativo e intuitivo, o cliente consegue rastrear os objetos vinculados ao seu CPF/CNPJ e visualizá-los separadamente, pelos status de “Em trânsito” ou “Entregues”. Para facilitar a identificação pelo usuário, o novo sistema também destaca aquelas encomendas que necessitarem de maior atenção do cliente, como objetos que necessitam de algum pagamento de tributos ou despacho postal para ser liberada ao destinatário.
Entregas internacionais mais rápidas
A área de operações internacionais dos Correios adotou, ao longo de 2021, várias ações para ampliar a capacidade produtiva da empresa, como a automação do Centro Internacional (CEINT) de Curitiba, com a implantação de esteiras transportadoras e modernização dos sistemas de captação dos objetos. Com o ganho em produtividade, o tempo de atravessamento médio de uma encomenda no CEINT passou a ser de três dias, o que representa uma redução de cerca de 80% referente aos prazos praticados em 2020.
Leilão de refugos postais
Para dar uma destinação formal e transparente aos objetos postais classificados como refugo, no dia 27 de setembro, os Correios realizaram o primeiro processo de venda de objetos postais inseridos nesta categoria. É considerado refugo o objeto impossibilitado de ser entregue ao destinatário ou devolvido ao remetente, após esgotadas todas as tentativas de entrega e materializada a prescrição do prazo de direito à reclamação, conforme prevê o Código de Defesa do Consumidor. Foram colocados em leilão mais de 61 mil itens, divididos em 10 lotes. Entre eles, roupas, equipamentos eletrônicos, acessórios para veículos, bijuterias e livros.
Enem 2021
No dia 28 de novembro, segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, os Correios bateram um novo recorde na megaoperação logística dedicada à realização do maior exame educacional brasileiro: em apenas 2h e 41 minutos, as provas foram entregues pela empresa, em todo o território nacional. A empresa entregou 6,2 milhões de provas, divididas em 58 mil malotes, que foram distribuídos em 11.904 locais, situados em 1.747 municípios brasileiros. Todo trabalho foi concluído com erro zero e contou com a participação de mais de 5 mil empregados da estatal.
Black Friday 2021: recorde de postagens
Durante a Black Friday 2021, os Correios contabilizaram o recebimento de mais de 18,9 milhões de encomendas. Esse volume supera a marca do ano passado em 40%, se comparado com o mesmo período. Apenas no primeiro dia útil subsequente à ação promocional, dia 29/11, a empresa recebeu quase 3,4 milhões de encomendas. Isso representa 417 mil encomendas por hora, ou seja, 7 mil por minuto ou 116 encomendas sendo postadas por segundo.
Papai Noel dos Correios
Realizada há mais de 30 anos, a campanha Papai Noel dos Correios em 2021 ocorreu nos formatos físico e digital. O envio e a adoção das cartinhas puderam ser realizadas pessoalmente – nas agências dos Correios e nas casas do Papai Noel montadas pelo país -, e também no blog da campanha. Com mais de 131 mil cartas em todo o país, as entregas dos presentes promoveram o reencontro mágico entre o Papai Noel, padrinhos e crianças em todo o país. Várias histórias marcantes reforçaram o quanto essa iniciativa solidária ainda é capaz de mobilizar e emocionar a sociedade.