Os Correios são finalistas na 8ª edição do Prêmio BBM Projeto de Logística 2021, na categoria Tecnologia, com o Correios Packet. Realizado pela revista Mundo Logística, o prêmio valoriza os projetos de logística e supply chain que se destacaram pela inovação e resultados obtidos, além de reconhecer seus realizadores – responsável pelo projeto e equipe participante.

O serviço Correios Packet, lançado em 2019, oferece celeridade na entrega de importações no Brasil em função da integração tecnológica entre o serviço postal, as autoridades aduaneiras, operadores logísticos internacionais e marketplaces. A solução tem como objetivo melhorar a experiência de compra no e-commerce internacional para todos os brasileiros, que podem, inclusive, realizar o rastreamento completo pelo CPF.

Com a troca digital de informações, o processo de desembaraço aduaneiro é realizado de forma mais rápida e todos os dados sobre os pacotes são transmitidos diretamente aos órgãos fiscalizadores, tornando-se menos burocrático, desde o envio da carga no país de origem até a entrega ao importador brasileiro.

Os custos do suporte ao desembaraço aduaneiro já estão inclusos na precificação do frete, sem necessidade do pagamento do Despacho Postal pelo destinatário no Brasil, o que acelera ainda mais o prazo de entrega. Encomendas entregues em Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, São Paulo e no Distrito Federal, por exemplo, estão sendo entregues em uma média de seis dias. Outro diferencial é a ampliação do limite de peso, comparado a outros serviços habitualmente usado pelo e-commerce, de 2kg para até 30kg.

Desde o lançamento do Correios Packet, mais de 30 milhões de encomendas já foram enviadas nessa modalidade. Com a solução, os Correios se preparam para bater mais um recorde histórico nas encomendas importadas oriundas do Dia do Solteiro, celebrado na China no dia 11 de novembro, e da Black Friday, que este ano será no dia 26 de novembro nos EUA e no Brasil. Essas datas devem gerar mais de 44 milhões de objetos que serão enviados ao Brasil nos próximos 2 meses.

Segundo o presidente dos Correios, Floriano Peixoto, em datas promocionais, a empresa dobra sua capacidade operacional para atender à demanda dos clientes e garantir os prazos de entrega na velocidade de cada modalidade, com integração tecnológica, otimização dos recursos e rastreamento da informação. “Estar na final desse importante prêmio da logística é um reconhecimento de que os Correios estão, cada vez mais, fortalecendo a sua posição como principais parceiros e operadores logísticos do comércio eletrônico, cumprindo assim seu papel junto à sociedade”, destaca.

Recordes de distribuição – Na última segunda-feira (25), os Correios distribuíram mais de 2,6 milhões de objetos, superando a média diária da Black Friday de 2020 (1,7 milhão) e o último recorde registrado em 21 de setembro deste ano, de 2,2 milhões. No segundo semestre deste ano, o serviço Correios Packet cresceu 48% em relação ao primeiro semestre. Este é mais um marco importante para os Correios, que confirma o crescimento exponencial do e-commerce e demonstra a capacidade da empresa de superar desafios.

O BBM de Logística – O prêmio é um título que atesta a competência dos profissionais da área. Além do troféu, o 1º e o 2º colocados de cada categoria terão destaque na matéria de capa da revista Mundo Logística (edição de janeiro de 2022) e nas redes sociais, com entrevista e detalhamento do projeto. Os vencedores serão anunciados em novembro. Mais informações no site https://revistamundologistica.com.br/premiobbm