A busca por competitividade faz com que as soluções logísticas sejam um diferencial de compra, principalmente quando há necessidade de devolução de seus produtos, seja por motivo de desistência, troca ou defeito. Neste contexto, a maioria das empresas do e-commerce usa os Correios para fazer o serviço de Logística Reversa, uma modalidade de envio de documentos ou mercadorias em devolução sem ônus ao remetente. Nesses casos, o vendedor arca com os custos de envio e garante uma melhor experiência de compra aos clientes.

Ao utilizar a Logística Reversa dos Correios, as empresas aceleram o ciclo de devolução dos produtos e, principalmente, melhoram o processo de pós-venda. Neste serviço, os Correios oferecem ao mercado três modalidades:

  • Logística Reversa em Agência: A postagem da encomenda em devolução é realizada pelo consumidor na rede de agências dos Correios. No momento da postagem, o remetente da encomenda informa ao atendente da agência o código de autorização de postagem (e-ticket) fornecido pela contratante para utilização do serviço.
  • Logística Reversa Domiciliar: A coleta da encomenda em devolução é realizada pelo carteiro no endereço indicado pela contratante.
  • Logística Reversa Simultânea Domiciliar: Consiste na coleta do produto de retorno simultaneamente à entrega do produto substituto. A entrega do novo produto está condicionada à coleta/devolução do outro que está em posse do consumidor. A coleta da encomenda ocorrerá somente quando a unidade operacional receber a encomenda substituta.

O Diretor de Negócios dos Correios, Alex do Nascimento, destaca as mudanças no perfis de consumo, com aumento expressivo de compras online, o que consequentemente reflete no volume de trocas e devoluções dos produtos. “Esse serviço já existia antes da pandemia, com o aumento do e-commerce, ganhou ainda mais destaque. A solução pode ser utilizada o ano todo, sobretudo após grandes datas comemorativas, e é um diferencial que o vendedor oferece aos seus consumidores finais”, acrescenta.

Além das três opções oferecidas, o serviço conta ainda com adicionais como aviso de recebimento, valor declarado, manuseio especial, Locker e mão própria, entre outros.

A Logística Reversa dos Correios é prestada em âmbito nacional e os prazos de entrega variam de acordo com o serviço contratado. Mais informações estão disponíveis no site dos Correios, em https://www.correios.com.br/enviar/encomendas/logistica-reversa.