Nesta terça-feira (21), data em que se comemora o Dia da Árvore, os Correios lançaram selo personalizado que celebra 24 milhões de mudas plantadas na faixa de proteção do reservatório da Usina de Itaipu, desde 1979. O presidente da estatal, Floriano Peixoto, conduziu o lançamento da peça filatélica, realizado no Centro de Recepção de Visitantes de Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu (PR). Participaram da solenidade o diretor-geral brasileiro de Itaipu Binacional, João Francisco Ferreira, entre outros convidados.
“Ao atingir a incrível marca de 24 milhões de árvores plantadas, Itaipu reafirma seu longevo compromisso com o meio ambiente e com a sociedade”, destacou o presidente dos Correios. O gestor disse ainda que esses 42 anos dedicados à recuperação e preservação das áreas de vegetação que circundam uma das maiores hidrelétricas do mundo estarão, a partir de agora, registrados na emissão filatélica lançada.
Também participaram do lançamento do selo o vice-prefeito de Foz do Iguaçu, Francisco Sampaio, a secretária de Meio Ambiente do município, Ângela Luzia Meira, e a chefe do Parque Nacional do Iguaçu, Cibele Amato.
De acordo com o diretor-geral brasileiro da Itaipu, João Francisco Ferreira, as ações ambientais da empresa “contribuem com a segurança hídrica nas duas margens do reservatório e garantem a geração de energia limpa e renovável, que representa 10,8% da energia consumida no Brasil e 88,5% da energia consumida pelo Paraguai”.
O dirigente dos Correios, diretores de Itaipu e autoridades locais também fizeram o plantio simbólico de uma muda de ipê-amarelo no Bosque dos Visitantes, para comemorar a marca alcançada. As áreas protegidas de Itaipu foram reconhecidas como área núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, dentro do programa “Homem e Biosfera”, da ONU, em 2019.
Selo – A arte foi desenvolvida pelo designer de Itaipu, Anderson Guapo, e representa uma muda em diferentes tons de verde, remetendo às várias espécies vegetais que formam a floresta da faixa de proteção do reservatório. O desenho é acompanhado pelo texto “24 milhões de árvores”. O objetivo foi valorizar a grandeza de um gesto simples, o ato de plantar uma árvore, e seu impacto para o planeta.
Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, 2,8 bilhões de MWh. A hidrelétrica é responsável pelo abastecimento de aproximadamente 11% de toda a energia consumida pelo Brasil e aproximadamente 90% do Paraguai.