Os Correios lançaram, na manhã desta sexta-feira (10), em São Paulo, a emissão comemorativa “Bicentenário do Manifesto Paulista”. A peça faz alusão à carta de José Bonifácio, datada de 24 de dezembro de 1821, que influenciou Dom Pedro I a permanecer no Brasil, fato que culminou com o episódio do Dia do Fico, em 9º de janeiro de 1822.
Conduzido pelo superintendente estadual dos Correios de São Paulo Metropolitana, José Marcos Gomes, o lançamento contou com a participação de dois tataranetos de José Bonifácio: Graziela Ribeiro de Andrada e o deputado federal por Minas Gerais, Lafayette Luiz Doorgal de Andrada. Também participou do evento Dom Bertrand de Orleans e Bragança, tataraneto de Dom Pedro II.
A solenidade aconteceu no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva e Colégio Militar de São Paulo, no bairro de Santana, zona norte da capital paulista. Foi nesse local que José Bonifácio redigiu a carta ao Príncipe Regente.
As demais obliterações foram realizadas pelo general de Divisão Jorge Cardoso Martins, comandante da 2ª Região Militar; pelo comandante do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva e Colégio Militar de São Paulo, coronel Maurício Máximo de Andrade, e pelo artista plástico Claudio Callia, autor da escultura “A Entrega do Manifesto Paulista”, que também foi inaugurada após a cerimônia filatélica.
“Nós esperamos que este selo, por onde quer que circule, no Brasil e no mundo, contribua em muito – e perpetuamente – para difundir a importância desse relevante documento histórico e desse grande homem”, afirmou o superintende estadual dos Correios José Marcos Gomes, em seu discurso.
Esta é mais uma emissão dos Correios que coloca o Patriarca da Independência em destaque. Anteriormente, em 2008, foi lançada uma folha de selos em homenagem aos heróis nacionais inscritos no Livro de Aço, que recebeu o nome de José Bonifácio em 2007.
E em 2019, foi colocado em circulação um selo comemorativo para assinalar o “Bicentenário do Retorno de José Bonifácio ao Brasil”. A emissão faz parte da série “Brasil, 200 Anos de Independência”, iniciada em 2017 e que se estende até 2022, cuja proposta é narrar em selos fatos e personagens históricos que marcaram a Independência brasileira.