Os Correios têm implementado diversas ações para adequar sua força de trabalho e inovar suas operações, face às mudanças do processo produtivo e às necessidades dos clientes e do mercado. Mesmo com as restrições impostas pela pandemia, a empresa absorveu o aumento do fluxo de encomendas oriundas do comércio eletrônico e, para isso, investimentos importantes têm sido feitos em ações e infraestrutura, de forma a aperfeiçoar os índices de qualidade, ofertar prazos menores e preços competitivos, facilitar o pagamento de tributos na importação e o despacho de encomendas para fora do Brasil.
Nos últimos dois anos, foi aplicado cerca de R$ 1 bilhão em investimentos e projetos, permitindo oferecer uma melhor experiência logística aos nossos clientes e consolidar os Correios como principal parceiro do e-commerce nacional e internacional.
Importação – Para este segmento, está sendo aprimorada toda a cadeia logística do processo, desde o recebimento da carga nos aeroportos até a efetiva distribuição do objeto. As ações visam aumentar a capacidade de desembaraço das encomendas e, também, da produtividade, com automatização de processos e adaptação de sistemas que possibilitaram dobrar o tratamento de carga com o mesmo efetivo.
Com o ganho de capacidade e produtividade, o tempo médio de atravessamento de uma encomenda no Centro Internacional – entre o recebimento, desembaraço e expedição -, e de encaminhamento dos objetos tem reduzido consideravelmente.
Os Correios aprimoraram, ainda, seus sistemas para oferecer aos importadores a possibilidade de rastrear suas encomendas internacionais por meio do CPF/CNPJ. Essa melhoria foi criada para modernizar o rastreamento no site e no App dos Correios, além de otimizar o atendimento aos clientes, que podem obter informações sobre seus pedidos mesmo não possuindo o número de rastreamento. Vale ressaltar que essa facilidade está disponível apenas para aquelas encomendas cujo remetente tenha compartilhado o dado do CPF/CNPJ com os Correios. Atualmente, os serviços de importação que contemplam essa facilidade são as modalidades expresso e standard.
Para facilitar o trâmite e recebimento das remessas vindas do exterior, a empresa oferece também o envio de SMS com o código de barras e a confirmação do pagamento – para os destinatários que optarem por realizar o pagamento do Despacho Postal e tributos por meio de boleto –, juntamente com o número do pedido, valor e a data. A funcionalidade está disponível para clientes cadastrados no Meu Correios, tanto pelo site quanto pelo aplicativo Correios. Por isso, é muito importante que os destinatários tenham o número de celular atualizado no cadastro.
A estatal também está aperfeiçoando as soluções para a entrega de encomendas. Além da opção de retirada de objetos nas agências dos Correios (Clique e Retire), está sendo ampliada a disponibilização de Lockers (armários inteligentes) nos principais mercados, permitindo aos clientes receberem suas encomendas no trajeto que lhe for mais conveniente.
Dentre outros fatores, a qualidade assegurada aos objetos internacionais permite que os clientes tenham maior confiança no momento da compra – e isso pode ser constatado nos números, que crescem exponencialmente. Neste primeiro semestre de 2021, o crescimento de encomendas internacionais já supera a casa de 80% em relação ao ano passado, a média mensal de encomendas recebidas passou de 5,5 milhões em 2020 para 8,2 milhões este ano.
Exportação – Os Correios simplificaram o processo de exportação. Para enviar remessas ao exterior, o cliente pode realizar a pré-postagem sem sair de casa, preenchendo um único formulário eletrônico, e concluir com a entrega da remessa na agência mais próxima.
O Exporta Fácil é a melhor opção para empresas de qualquer porte ou natureza jurídica, bem como microempreendedores individuais, artesãos e agricultores registrados; além de pessoas físicas, desde que não se caracterize como habitualidade ou prática de comércio. O serviço oferece mais agilidade, com menos custos e burocracia, dispensando a figura do despachante. Com o Exporta Fácil, os Correios enviam objetos para mais de 200 países e territórios em todo o mundo.
Os Correios têm o papel fundamental de apoiar tanto os pequenos varejistas, que passaram a disponibilizar seus produtos no e-commerce, como os grandes players já estabelecidos nesse mercado. A gradual retomada da atividade econômica em determinados setores e a continuidade do crescimento do número de consumidores on-line devem impactar positivamente o volume de cargas em 2021. Como empresa líder na oferta de soluções logísticas para este setor, a estatal vai crescer junto com os clientes.