A Superintendência Estadual dos Correios em Goiás realizou, durante o mês de maio, diversas atividades para promover a conscientização para um trânsito mais seguro entre os empregados, especialmente os condutores de veículos da empresa. Como parte desse propósito, os Correios estiveram presentes nos eventos de lançamento da campanha Maio Amarelo da PRF, do Detran-GO e da Cidade Administrativa, em Aparecida de Goiânia. 

Em parceria firmada com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), as equipes dos Centros de Distribuição, de Entregas de Encomendas e de Transporte Operacional, além de coordenadores de atendimento e assistentes comerciais, participaram de treinamentos online e receberam orientações sobre segurança viária, direção defensiva, dados e estatísticas de acidentes de trânsito. “Com 972 empregados motorizados; 1.106 veículos percorrendo mais de 40 mil km, diariamente, em todo o Estado, sabemos da nossa enorme responsabilidade na segurança viária e, por isso, buscamos sempre alertar e mobilizar empregados, e a sociedade para a necessidade de um trânsito mais seguro”, ressalta o superintendente estadual, Eugenio Montenegro. 

A consciência dessa responsabilidade também é demonstrada pelo carteiro motorizado Victor Hugo Gomes de Oliveira, 31 anos, que já participou de diversas campanhas educativas e cursos de reciclagem, para a prevenção de acidentes. “Nos Correios, adotamos a direção defensiva, o respeito ao veículo de menor porte e ao pedestre. E tudo que vem para conscientizar a nós mesmos e a sociedade gera um retorno muito grande para a coletividade. E isso, com certeza, reflete em um trânsito melhor, numa sociedade melhor e num mundo melhor”, destaca. 

As atividades fazem parte do Maio Amarelo, um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito, que nasceu em 2014 e fomenta uma ação coordenada entre o Poder Público, a iniciativa privada e a sociedade civil para discutir o tema e mobilizar, em torno dessa luta, toda a sociedade. 

Nos Correios, as ações de conscientização para o trânsito seguro também foram abordadas nas SIPAT’s – Semanas Internas de Prevenção de Acidentes -, com apoio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da Seção de Segurança e Medicina do Trabalho, o que tem contribuído, ao longo dos anos, para a redução dos números de ocorrências.