Com histórico de R$ 87 bilhões em vendas e 29% a mais de consumidores em 2020, o crescimento do e-commerce brasileiro foi tema da primeira live deste ano do programa AproxiME, iniciativa dos Correios para apoiar pequenos e médios empreendedores neste momento de pandemia. Durante a transmissão, o consultor Marcelo Osanai, da Ebit/Nielsen, mostrou – por meio de pesquisa realizada com 3.752 pessoas – os detalhes do avanço do comércio eletrônico no Brasil e os desafios do setor para 2021.
Segundo Osanai, o isolamento social e as restrições de abertura do comércio foram os fatores que mais impulsionaram o crescimento do e-commerce do País em 2020. A entrada de novos consumidores também contribuiu significativamente: foram mais 13 milhões de new shoppers.
Impulsionadas pela pandemia, as datas sazonais tiveram um forte crescimento no online, representando 34% do faturamento do total e-commerce em 2020. O Dia dos Namorados, por exemplo, apresentou o maior crescimento dentre as datas sazonais, com 91% a mais em faturamento. Já o Dia das Mães se destacou com aumento de 64% em pedidos, em comparação a 2019, e também é a data sazonal com a maior entrada de novos consumidores.
Sobre os canais pelos quais os clientes mais acessam as lojas virtuais, o levantamento apontou os sites de busca e as redes sociais como os principais caminhos.
Frete – Esse é um dos fatores determinantes que para um cliente comprar em determinado site. Segundo a pesquisa, quanto mais o cliente pagou pelo frete, mais chances de ele fazer uma reclamação sobre qualquer aspecto da compra. Ou seja, em um frete grátis, a chance de o cliente reclamar fica em 5,9%, enquanto no caso de um frete considerado caro (acima de R$ 199), essa chance sobe para 15,7%.
A pesquisa Webshoppers é realizada anualmente com o painel de consumidores online Ebit/Nielsen. Em sua 43ª edição, o estudo ouviu uma amostra de 3.752 pessoas no Brasil, com um questionário de aproximadamente 20 perguntas com o objetivo de entender o consumo dos brasileiros em sites internacionais. A pesquisa foi feita entre 11 e 29 de janeiro de 2021.
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