OUVIR | BAIXAR

Estão abertas as inscrições para o Concurso Internacional de Redação de Cartas, que neste ano chega em sua edição de número 50. As inscrições vão até o dia 26 de março de 2021.

O objetivo do concurso é melhorar a alfabetização de jovens por meio da redação de cartas, incentivando a expressão da criatividade e o aprimoramento dos conhecimentos linguísticos de crianças e adolescentes.

Promovido anualmente pela União Postal Universal, o concurso é realizado, no Brasil, pelos Correios e acontece em três fases: escolar, estadual e nacional. A quarta etapa – a fase internacional – é realizada pela União Postal Universal.

Inicialmente, escolas públicas e particulares selecionam até duas cartas entre as redações de seus alunos. A melhor redação de cada Estado passa para a fase nacional, quando é escolhida apenas uma carta, que irá representar o Brasil na fase internacional.

Para este ano, o concurso tem o seguinte tema: “Escreva uma carta a um familiar, contando sobre sua experiência da Covid-19”.

Nessas cinco décadas de realização do certame, são diversas as histórias e experiências dos alunos participantes. Sara Luisa, do Espírito Santo, ganhadora nacional do Concurso de Cartas em 2019, fala como o concurso mudou sua vida:

Sara Luisa: “Posso dizer que ele me abriu os olhos para ver o quanto eu amo escrever. Afinal, foi a primeira vez que eu escrevi um texto sabendo que pessoas que eu não conheço iriam ler. Além disso, o concurso confirmou também, para mim, o quanto é importante ter a leitura e a escrita na minha vida”.

Dona da carta vencedora de 2019, Sara ainda dá dicas importantes para as crianças e adolescentes que querem participar:

Sara Luisa: “Primeira, se preparem para escrever. Um texto é muito mais que letras em uma folha. Por isso, leiam o edital, busquem saber as regras e orientações que ali foram colocadas. Segunda dica, pesquise sobre o tema. Afinal, não tem como falar sobre o que não se conhece. Terceira e mais importante dica, escrevam com o coração. As palavras tocam as pessoas de forma especial quando escritas com o coração”.

Este ano, a escola e alunos vencedores podem ganhar prêmios de até R$ 10,5 mil e R$ 10 mil, respectivamente.

Todas as informações sobre o concurso, como formulário de redação, ficha de inscrição e endereço para o envio dos documentos estão disponíveis no site dos Correios, em www.correios.com.br.

De Brasília, Ronaldo Gonsalves