Os Correios lançaram, nesta quarta-feira (30), um novo canal de atendimento à população do Rio de Janeiro: o locker. A operação do armário inteligente é mais uma alternativa que agrega conveniência e segurança na hora de receber encomendas, principalmente pessoas que se encontram ausentes no endereço de destino durante o dia; residirem em área com alguma restrição de entrega; ou ainda que moram em condomínios sem porteiro, por exemplo.

Os terminais estão instalados em locais estratégicos, seguros e de grande circulação de pessoas – como estações de trens, metrôs e shoppings-, e permitem a retirada dos objetos em horário estendido, inclusive em finais de semana e feriados. A entrega é praticamente 24 horas por dia, 7 dias por semana, a depender do horário de funcionamento do local onde o terminal está instalado.

Para o presidente dos Correios, Floriano Peixoto, a iniciativa demonstra que a estatal tem buscado oferecer um serviço público inovador e moderno à população. “O que queremos é entregar uma experiência que seja a melhor possível ao cliente. A empresa está atenta às tendências mundiais, ao que há de mais avançado em termos de logística, incorporando as novas tecnologias às suas operações e ao seu portfólio de produtos e serviços. Os armários inteligentes são a materialização da promessa de oferecer praticidade, conveniência e segurança”, afirma.

Fotos: Marcela Castro/Correios/RJ

Os três primeiros armários inteligentes dos Correios no Rio de Janeiro estão localizados nos seguintes endereços: Central do Brasil – Praça Cristiano Otoni, s/n, Centro – CEP 20221-989; Niterói – Avenida Visconde do Rio Branco, 481, Centro – Niterói – CEP 24020-989; e Presidente Vargas – Av. Presidente Vargas, 3077, Cidade Nova – CEP 20211-989.

A utilização do armário inteligente dos Correios não gera qualquer custo adicional aos destinatários, que poderão acessar gratuitamente os equipamentos. Cada locker tem no mínimo 40 gavetas de tamanhos variados: pequeno, médio e grande.

Como retirar a encomenda?

Para utilizar o terminal de autoatendimento, os destinatários precisam se cadastrar no IdCorreios, por meio do site ou aplicativo Correios.

No momento de realizar compras na internet ou para receber alguma postagem, é necessário indicar o CEP do locker (cada armário possui um CEP exclusivo), e o CPF ou CNPJ do destinatário, no campo “complemento” do endereço de destino.

Quando a encomenda for acondicionada em um dos compartimentos do locker, o destinatário receberá, por e-mail ou pelo aplicativo dos Correios, uma notificação com o código de acesso. O cliente tem três dias para fazer a retirada da encomenda. Para isso, basta apresentar o código recebido ao terminal, que o armário libera o acesso ao compartimento onde está a encomenda. É um processo ágil que dura segundos.

Expansão de lockers pelo país

O primeiro armário foi lançado em outubro no Paranoá, região administrativa do Distrito Federal e agora o estado do Rio de Janeiro dispõe de três novos equipamentos na região metropolitana, sendo dois na capital fluminense e um em Niterói.

Até o final do primeiro semestre de 2021, os Correios vislumbram operar 53 lockers no estado do RJ e 10 no DF. O projeto será expandido para os principais mercados no país e com mais recursos para a população, como, por exemplo, a postagem de objetos através dos equipamentos, inclusive para devolução de encomendas por logística reversa.

Em caso de dúvidas e para mais informações, os clientes podem entrar em contato pelos telefones 3003-0100 e 0800 725 0100 ou pelo endereço http://www.correios.com.br/fale-com-os-correios.