O XVI Seminário do Fórum Nacional de Gestão da Ética nas Empresas Estatais, organizado este ano pelos Correios, foi realizado esta semana de forma virtual. O objetivo foi fomentar o desenvolvimento e o fortalecimento dos princípios governamentais e empresariais da gestão da ética, aprimorando o relacionamento das empresas estatais com os seus diversos públicos e a sociedade em geral. Além dos empregados das 22 instituições participantes, todos os cidadãos interessados nessa discussão puderam acompanhar o evento pelo canal da empresa no YouTube.

Na abertura do evento, na terça-feira (17), o presidente dos Correios, Floriano Peixoto, destacou que a ética é um princípio basilar das relações humanas e da Administração Pública e que, junto com a integridade e conformidade, formam a base que sustenta a boa gestão tanto de pessoas como de instituições. “Nesse contexto, fortalecer a gestão das estatais significa necessariamente modernizar seus modelos de negócios e administração, tornando-as independentes, transparentes e cada vez mais focadas em prestar serviços de qualidade ao cidadão”.  Participaram ainda o presidente da Comissão de Ética Pública, André Ramos Tavares; o Secretário Executivo da Comissão de Ética Pública, Régis Xavier Holanda; o Coordenador do Fórum Nacional de Gestão da Ética nas Empresas Estatais, Leandro Torres, e a Coordenadora da Comissão de Ética dos Correios, Melissa de Souza Silva.

A programação seguiu com a palestra do professor Robert Henry Srour, que abordou casos reais relacionados à ética empresarial e estratégias para preservação do capital reputacional. A segunda apresentação foi sobre a ética na gestão de pessoas, conduzida pelo professor Mario Ernesto Humberg, que refletiu sobre a importância do comportamento dos líderes de equipes na consolidação da ética.

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Gustavo Montezano, fez a abertura do segundo e último dia do seminário. Ele destacou a importância do fórum para a troca de ideias e experiências, afirmando que tema não é uma exclusividade das empresas públicas, tendo as entidades privadas que também primar pela ética nos seus negócios. “É inexorável: empresas e entidades que não forem éticas não terão mais espaço no mundo dos negócios. É por isso que temos a firme convicção que desenvolver essa cultura no país, passar essa mensagem, é fundamental para o desenvolvimento do Brasil e para as novas gerações que estão por vir” finalizou. Em seguida, a primeira palestra foi apresentada pelo Professor Luis Carlos Assis Iasbeck, abordando as relações de consumo sob a perspectiva ética.

O coordenador Leandro Ravache apresentou o Guia de Boas Práticas, trabalho desenvolvido a partir das experiências exitosas de gestão da ética das empresas participantes. Ele afirmou que o guia é um esforço coletivo de todas as empresas integrantes do fórum e que é uma peça viva: “A intenção é que se atualize e efetivamente vá ao longo da história se renovando de acordo com o momento histórico”. E, por último, o professor Rossandro Klinjey explanou sobre o tema “Ética para divulgar ou ética como valor organizacional? Imagem corporativa como espelho do ambiente ético nas empresas”.

Leandro Ravache fez o encerramento do evento pontuando os temas escolhidos para a programação. “A intenção foi efetivamente trazer palestrantes que tocassem a temática ética sob essa perspectiva prática”.

Fórum Nacional de Gestão da Ética nas Empresas Estatais – Os Correios fazem parte desde o ano de 2005, junto com outras empresas estatais federais: Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Banco da Amazônia, Caixa; Petrobrás, Valec, Emgea, Eletrobrás, FINEP, Hemobrás, Eletronuclear, Nuclep, INB, Eletrobrás, Furnas, Eletrosul, Eletronorte, Dataprev, Serpro, Chesf e BNDES.