Os Correios comemoram, neste sábado (1º), o Dia Nacional do Selo. A data foi escolhida em homenagem ao lançamento do Olho-de-Boi, primeiro selo a ser emitido no Brasil, segundo país do mundo a lançar um selo, em 1843. O Penny Black, primeiro selo do mundo, foi lançado três anos antes, em maio, na Inglaterra.
Atualmente, a data celebra todos os selos postais brasileiros e a prática do colecionismo, um hobby que deve ser entendido como um processo histórico. Inicialmente, os selos postais foram lançados como comprovantes de franquia e não como item de colecionismo.
As evidências da existência da filatelia no Brasil datam dos últimos anos do século XIX, quando surgiram os primeiros clubes filatélicos. Além disso, os selos comemorativos, atualmente os mais associados ao colecionismo, apareceram pela primeira vez no país em 1900. Portanto, o surgimento do Olho-de-Boi e o entendimento do 1º de agosto como um dia para comemorar todos os selos do Brasil não são eventos coincidentes e a comemoração é uma construção posterior.
Selo em comemoração – Os Correios marcam os 177 anos da primeira emissão no Brasil com o lançamento do selo personalizado que, através de doodles, indica de forma aleatória a trajetória de concepção, criação e finalização do selo.
Na arte, a designer Jamile Costa Sallum dá destaque aos selos nacionais e à Filatelia, por meio do agrupamento de diversos elementos deste universo. Os desenhos evidenciam, com leveza e dinamismo, como um fluir de pensamentos, as inúmeras inspirações que podem se transformar em emissão filatélica.
A folha com 12 selos personalizados estará disponível a partir do dia 1º de agosto, nas principais agências dos Correios e também na loja virtual.