Os candidatos devem ter idade entre 14 e 22 anos completos e cursar, no mínimo, o 6º ano do ensino fundamental.
Os Correios abriram processo seletivo para 4.462 vagas de menores aprendizes em todo o país.
Os candidatos devem ter idade entre 14 e 22 anos completos e cursar, no mínimo, o 6º ano do ensino fundamental ou matriculado e frequentando a escola (caso não tenham concluído o ensino médio).
A formação técnico-profissional dos jovens aprendizes será nas áreas de assistente administrativo ou assistente de logística e nas modalidades de educação presencial ou à distância (EaD).
Ou seja, será oferecida a vaga no curso de assistente administrativo ou assistente de logística, nas modalidades presencial ou à distância, ao candidato aprovado.
Os aprovados terão direito a um salário mínimo-hora, vale-transporte compartilhado, vale-refeição ou alimentação compartilhado em 5% e uniforme dos Correios.
A jornada de aprendizagem será de 20 horas semanais, distribuídas em 4 horas diárias, totalizando, no mínimo, 800 horas no decorrer do programa. O programa terá duração entre 12 a 24 meses consecutivos, a critério da administração pública.
O programa terá a fase teórica, com formação técnico-profissional, e a fase prática, realizada nas instalações dos Correios.
São atribuições do aprendiz: transportar documentos entre as áreas internas; receber e expedir documentos; arquivar documentos; repor material de expediente; apoiar a realização de eventos (organizar ambientes e verificar equipamentos/materiais conforme o solicitado); manter arquivos ordenados e atualizados; executar serviços em meios eletrônicos, tais como elaborar planilhas, digitar expedientes e contatar, por mensagens eletrônicas, os clientes internos; realizar serviços reprográficos; utilizar multimídia e retroprojetor; realizar atendimento telefônico; auxiliar na entrega de senhas e organização de filas, fornecendo informações necessárias ou encaminhando os clientes conforme o serviço solicitado; prestar informações sobre os serviços e produtos dos Correios, cumprir as atividades previstas no curso de aprendizagem coordenado pela entidade qualificada em formação técnico-profissional.
As inscrições devem ser feitas até 30 de abril pelo site dos Correios. As inscrições são gratuitas.
O candidato será classificado de acordo com a renda familiar mensal, idade, escolaridade e participação em programas sociais.