Hoje, 20 de março, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos chega aos 51 anos de existência e prestação de serviços que aproximam pessoas, instituições e negócios por todo o Brasil. São mais de 5500 municípios atendidos – isso quer dizer que, seja qual for o lugar do país, os Correios estão presentes com soluções que vão desde o envio e o recebimento de cartas e encomendas à logística integrada. Isso sem falar no Balcão do Cidadão, iniciativa que permite à empresa cumprir seu papel social e garantir o acesso à cidadania, por meio da disponibilização de diversos serviços do governo em um único lugar.
Há uma história contada pelas estradas do nosso país, por meio de cada campainha tocada, barco atracado, passo apressado, sorriso entregue e recebido pelos mensageiros que percorrem as cidades deste imenso Brasil. Há, também, um futuro de reinvenção, trabalho e evolução para continuar a servir com qualidade o povo brasileiro.
Para o presidente dos Correios, Floriano Peixoto, temos hoje, diante de nós, o novo cenário da 4ª Revolução Industrial. E, com ele, um universo de oportunidades. “Os Correios devem acompanhar as evoluções tecnológicas e sociais, para continuar a conectar pessoas, instituições e negócios em todo o mundo. Nosso dever permanece o mesmo: entregar soluções que aproximam. E, para cumpri-lo, devemos perpetuar nossa tradição de compromisso com o resultado e orientação ao futuro, permanecendo à altura do desafio de oferecer aos nossos clientes aquilo que eles precisam para atingirem os seus objetivos”, ressalta.
Nasce uma empresa – Por meio do Decreto-Lei nº 509/1969, os Correios deixam de ser um departamento para se tornar uma empresa, com o desafio de desenvolver uma política pública de democratização da comunicação. Ao longo de sua história, a estatal sempre buscou aprender e acompanhar as revoluções do mundo moderno. Criou produtos, lançou serviços, atuou em parceria com entidades públicas e privadas, sempre apostando na melhoria do atendimento ao cidadão. Hoje, a empresa é a única presente em todo o país. Sua capilaridade, presença nacional e principalmente, seus empregados, fazem dos Correios uma marca forte e digna do respeito de todos os brasileiros.