Quem nunca colecionou alguma coisa, na infância, na adolescência ou até mesmo na idade adulta? O colecionismo é uma prática adotada desde os primórdios da nossa história, mas atualmente, tem recebido uma ajudinha da internet, principalmente por meio das redes sociais, que facilitaram o encontro, a compra e a venda, a troca e a exposição de peças.
Luiz Fernando Pires, comerciante filatélico de Curitiba/PR, desde criança foi incentivado pelo pai, que o ajudava a organizar os selos. O colecionador conta como a tecnologia tem ajudado aqueles que se interessam pelo assunto. “Quem deseja iniciar uma coleção pode pegar orientações com profissionais da área pela internet, assim como em clubes e associações filatélicas”, explica. Entre suas coleções, possui selos clássicos e modernos, e até de outros países.
As peças de Luiz estarão reunidas com as de colecionadores de São Paulo, Rio de Janeiro e outras cidades no “Primeiro Encontro de Colecionadores” que será realizado em Bauru, entre os dias 14 e 16 de fevereiro. Além dos selos, o evento contará com exposição de miniaturas, medalhas, cédulas, papéis de carta, entre outros tipos de colecionismo. Durante o encontro, os visitantes poderão adquirir e vender suas peças.
Para registrar o ineditismo do encontro, haverá a apresentação de um selo personalizado. A peça é composta pela imagem da arte do selo Olho de Boi de 90 réis e de uma cédula de 500 réis, em fundo azul e traz a frase “1º Encontro de Colecionadores – Bauru SP – 14 a 16 de fevereiro / 2020”.
O selo personalizado é uma modalidade de emissão postal que transforma imagens em selos. É utilizado por pessoas físicas ou jurídicas para se comunicarem com seus clientes de maneira criativa, customizada e com custo reduzido. Saiba mais no Blog da Filatelia.
Serviço:
1º Encontro de Colecionadores de Bauru – SP
Data: De 14 e 16 de fevereiro, das 9h às 18h
Local: Ibis Styles Hotel, Av. Nações Unidas, 29-20, Vila Universitária, Bauru – SP.