A Correios Participações S.A. (CorreiosPar) aprovou, em Assembleia Geral de Extinção realizada no dia 20 de dezembro de 2019, o encerramento da liquidação e a extinção da companhia. Por conseguinte, ocorreu publicação no Diário Oficial do último dia 2,  com baixa do CNPJ realizada ontem (14), pela Receita Federal.

O ato cumpre solicitação da Diretoria Executiva dos Correios e segue a decisão de todas as instâncias da empresa, além de contar com o aval de órgãos de Governo, como a Secretaria de Coordenação e Governança das Estatais, Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, Tesouro Nacional e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Durante a assembleia, ocorreu a aprovação das contas, que indicou a restituição do ativo remanescente exclusivamente aos Correios, no valor de R$ 24,5 milhões. Além disso, a extinção da CorreiosPar acarreta uma redução orçamentária com órgãos colegiados de cerca de R$ 3,3 milhões por ano.

Parcerias estratégicas – Os Correios permanecem com o objetivo de constituir e gerir parcerias societárias estratégicas. No entanto, a subsidiária, criada em 24 de dezembro de 2014, não conseguiu concluir esta finalidade. A partir de agora, possíveis parcerias que contribuam com a sustentabilidade dos Correios serão geridas internamente. A decisão da estatal e do MCTIC está alinhada à política do Governo Federal, que estabelece a redução do número de empresas com participação direta ou indireta da União, em especial quando deficitárias.