A Agência dos Correios de Poços de Caldas (MG) recebe, até o dia 28 de fevereiro, a 3ª Mostra de Selos Natalinos. Pela terceira vez, o Clube Filatélico e Numismático da cidade promove o evento com o apoio dos Correios.

A exposição, com peças nacionais e internacionais sobre o Natal, retrata a importância da data, manifestação presente na maioria das culturas dos diversos países do mundo. Os selos possuem diversas cores e detalhes, destacando a riqueza cultural e o forte apelo humanitário do tema idealizado.

O acervo em exibição pertence ao colecionador Antônio Galvão Ivo, membro do clube. O filatelista é paulista, radicado em Poços de Caldas desde a década de 1980. Nessa época, ele fez amizade com um colecionador de longa data, Carlos Henrique Neto, e os dois começaram a identificar e catalogar selos de acordo com as regras da Filatelia Brasileira.

As visitações à 3ª Mostra de Selos Natalinos podem ser feitas no horário de funcionamento da unidade: de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h. A agência fica na Rua Prefeito Chagas, 221, segundo piso, no centro da cidade.

As crianças postaram suas cartas na Agência Central de Macapá. Foto: Marinalva Paes/Correios

Oficina de cartas

Em Macapá (AP), alunos de uma escola particular estiveram, no fim do mês de novembro, na agência central do município para postarem cartas aos seus pais, irmãos, tios, e avós. As mensagens foram produzidas durante uma oficina de endereçamento postal realizada na escola, pela área de educação dos Correios do Amapá.

A escola desenvolve, desde o início de 2019, um projeto chamado Clube de Cartas. A ideia surgiu durante as aulas sobre gêneros textuais, quando os alunos tiveram contato com as estruturas que compõe os textos, como a poesia, o conto e a carta. Ao longo do ano, as crianças trocaram cartas por meio de uma caixa coletora construída na entrada da escola.

Texto: CCOM/MG e GCOM/AP