Em fevereiro de 2014, Gabriel Bonfim realizou uma série de retratos do renomado tenor Andrea Bocelli e de sua família, em Istambul. Por causa da deficiência visual de Andrea Bocelli, Gabriel não pôde mostrar a ele os retratos. Por isso, ele e seu parceiro, Thomas Kurer, buscaram uma maneira de tornar as fotografias “visíveis” para os deficientes visuais. Foi assim que, depois de muito estudo em conjunto com escolas para deficientes visuais na Suíça, e utilizando o método de impressão chamado estereolitografia, surgiu a “Tactography™” – técnica de impressão em alto-relevo.

Após a impressão, a Tactography™ recebe um spray branco, assegurando que ela também possa ser apreciada como arte por uma pessoa sem deficiência visual que a veja de longe. Em luz difusa, os observadores ficarão intrigados, sem saber se estão vendo uma imagem com sombras pintadas ou um relevo tridimensional. Ainda focado no engajamento social, o artista também traz a exposição ‘M – Meu Lugar na Sociedade”, que exalta alguns nomes brasileiros.

SERVIÇO

DE FOTOGRAFIA À TACTOGRAPHY™ 

Artista: GABRIEL BONFIM

Visitação: até 29 de dezembro de 2019, de terça a sexta-feira, das 10h às 19h. Sábado, domingo e feriado, das 14h às 18h.
Local: Museu Correios – Setor Comercial Sul, Quadra 4, Bloco A, Edifício Apolo.