Os Correios realizaram, na última sexta-feira (29), na Residência do Embaixador do Kuwait, em Brasília (DF), lançamento de selo personalizado e de carimbo comemorativo dos 51 Anos do Estabelecimento das Relações Diplomáticas Brasil/Kuwait. Estiveram presentes o presidente dos Correios, Floriano Peixoto, o embaixador do Kuwait no Brasil, Nasser Riden Thamer Almotairi, além do corpo diplomático e demais convidados.
Em 1968, foram estabelecidas formalmente relações diplomáticas bilaterais e criada a primeira embaixada do Brasil junto ao governo do Kuwait, funcionando cumulativamente a partir do Cairo. Em 1975, o Brasil inaugurou sua missão diplomática residente no emirado, gesto reciprocado pelo Kuwait em Brasília, em agosto do mesmo ano. Foram registradas nove visitas de autoridades kuwaitianas ao Brasil e oito, do lado brasileiro, ao Kuwait. Nesse contexto, cabem destaque as visitas do chanceler brasileiro, em fevereiro de 2005, e do primeiro-ministro kuwaitiano, xeique Nasser Al-Sabah, em julho de 2010. Nas ocasiões, foram assinados diversos acordos em áreas como cooperação técnica, meio ambiente, esportes e transporte aéreo, além de emenda ao acordo de cooperação de 1975.
Em 30 de junho de 2018, foi realizada, na Cidade do Kuwait, a primeira reunião de Consultas Bilaterais Brasil-Kuwait, e publicada pelas chancelarias dos dois países Declaração Conjunta por Ocasião dos 50 Anos do Estabelecimento das Relações Diplomáticas entre Brasil e Kuwait.
O presidente dos Correios destacou a importância de se registrar a parceria entre as duas nações por meio do selo. “É muito importante celebrar essa proximidade que se solidificou ao longo dos anos, em especial após a recente visita de nosso presidente Jair Bolsonaro ao país, o que tornou ainda mais próxima essa relação diplomática”, afirmou Floriano. Já o embaixador do Kuwait ressaltou que, durante todos esses anos, os países conseguiram estabelecer relações positivas em todas as áreas: política, cultural, esportiva e econômica.
A arte do selo foi criada usando ilustração vetorial. Na estampa há o desenho das Torres Kuwait, um dos principais símbolos do país, e da Torre Digital de Brasília, aplicada para manter a unidade com o tema arquitetura/torre. No centro, um círculo estilizado com metade das bandeiras de cada país.
A cor de fundo mostra o pôr-do-sol alaranjado, muito característico tanto do Kuwait e dos países do Oriente Médio quanto de Brasília, durante o período da seca. E o topo do selo tem um elemento típico da arquitetura árabe e muçulmana, os arcos com seus belíssimos padrões geométricos.
Força Nacional – Os Correios também lançaram, na última sexta-feira (29), na cerimônia de encerramento do Desafio Caveiras Brasil, o selo personalizado e carimbo comemorativo aos 15 Anos da Força Nacional. Participaram do evento o diretor de Negócios, Alex do Nascimento, e o diretor de Administração, Danilo Cezar Aguiar de Souza. A primeira obliteração foi feita pelo secretário nacional de Segurança Pública, General Guilherme Calls Theófilo, e a segunda pelo diretor da Força Nacional, Antônio Aginaldo de Oliveira.
A Força Nacional é uma integração entre os estados federados e a União, que presta apoio aos órgãos de segurança federais, estaduais e do Distrito Federal, sob a coordenação do Ministério da Justiça e da Segurança Pública. É composta por policiais militares, policiais civis, bombeiros militares e profissionais de perícia dos estados e do Distrito Federal. Atua em atividades destinadas à preservação da ordem pública e da segurança das pessoas e do patrimônio e auxílio na ocorrência de catástrofes ou desastres coletivos, por exemplo.