Em atenção às demandas da Diretoria dos Correios, o Conselho de Administração da empresa aprovou, por unanimidade, proposta de dissolução e liquidação integral da subsidiária Correios Participações SA (CorreiosPar).
Chancelada em reunião extraordinária do órgão realizada em 10 de outubro, a medida integra um rol de iniciativas de reestruturação dos Correios para aumentar sua eficiência. De acordo com a direção da estatal, as ações visam à manutenção da sustentabilidade da instituição, à promoção de práticas alinhadas aos princípios da administração pública e, com a edição do Decreto 10.066 de 15/10/2019, ao favorecimento da realização dos estudos de viabilidade econômico-financeira da empresa no âmbito do Programa de Parcerias e Investimentos da Presidência da República (PPI).
A CorreiosPar tinha como objetivo constituir e gerir parcerias societárias estratégicas. No entanto, a subsidiária criada em 24 de dezembro de 2014 nunca conseguiu concluir a sua finalidade, em que pese ter acumulado um patrimônio líquido negativo de R$ 21,7 milhões.
O próximo passo para efetivar a liquidação é o encaminhamento da matéria para a Assembleia Geral dos Correios e, se aprovada, a posterior submissão à Assembleia Geral da própria CorreiosPar, em conformidade com o Estatuto da subsidiária. A decisão da estatal e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) está alinhada à política do Governo Federal, que estabelece a redução do número de empresas com participação direta ou indireta da União, em especial quando deficitárias.