Durante o mês de outubro, a Agência Central dos Correios em Porto Velho recebe a Exposição 150 anos de Cartão Postal – Rondônia, aberta ao público em geral, com o objetivo de reforçar a importância da comunicação não somente como característica humana, mas também como elemento formador da civilização.

Especialmente na capital de Rondônia, os serviços postais foram imprescindíveis em todos os momentos da história. A partir da construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (construída no período de 1907 a 1912), os milhares de trabalhadores que participaram da maior epopeia ferroviária em floresta do mundo, vindos de diferentes nações, mantinham contato com seus familiares e amigos utilizando cartas, telegramas e cartões postais da época.

Em um segundo momento histórico, destaca-se a Expedição Científica Roosevelt-Rondon, realizada em 1913 e 1914, que além de ter a presença do ex-presidente norte-americano Theodore Roosevelt, efetivou significativas contribuições para a geografia, botânica, linguística, história, comunicação, antropologia, sociologia e outras ciências afins. Além disso, a instalação dos postes telegráficos da então “Repartição Postal” proporcionou a presença de vilas que se transformaram em cidades, no extremo oeste do Brasil. Nesse sentido, a comunicação se fez via cartas, telegramas e foto-postais (semelhantes a cartões postais), interligando os desbravadores com os demais estados, formando a brasilidade no norte do país.

Dezenas de cartões e fotos postais centenárias desses períodos podem ser admiradas na exposição que demonstra, mais uma vez, a presença dos Correios como importante agente de comunicação e integração nacional.