Está aberta no Centro Cultural Correios Recife um exposição dedicada à sombra. “À Espreita” é uma instalação de cinco sombras em tecido, com dimensões variáveis, criada pelo Coletivo Entreaberto, de Brasília. Os artistas Gustavo Magalhães (em memória), Sabrina Lopes, Teca Santa Cruz e Polyanna Morgana se inspiraram no pensamento do filósofo francês Gilles Deleuze.
As peças foram baseadas sobretudo numa série de entrevistas feitas por Claire Parnet que gerou o “Abecedário de Gilles Deleuze”, no qual o filósofo afirma – entre outras coisas – que os homens estão sempre à espreita, assim como os animais.
Com curadoria do escritor Marcus Alves, doutor em sociologia pela Universidade de Brasília (UnB), “À Espreita” fica exposta no Centro Cultural Correios até o dia 31 de outubro. Alves acha que as sombras dos artistas, criadas em dimensões reais e hiper-reais, mostram intensidades dialógicas com o próprio público. “A exposição sugere várias ambiguidades por sua própria dimensão e, pelo jogo de luz e sombra, indica que o homem e a mulher contemporâneos precisam estar sempre em estado de alerta. É como se estivéssemos todos à espera de algum acontecimento, seja uma catástrofe ou uma conquista prazerosa e feliz”, completa o curador.
Serviço
Exposição “À Espreita”
Período: até 31 de outubro de 2019
Visitação: Segunda a Sexta, das 13h às 18h
Local: Centro Cultural Correios Recife Endereço: Av. Marquês de Olinda, 262, Bairro do Recife