A Escola de Belas Artes (EBA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro realiza mostra de pinturas com 92 expositores, entre alunos, ex-alunos e professores, no Centro Cultural Correios (CCC-RJ). Organizada pelos docentes do Departamento de Belas Artes/Base Martha Werneck e Lícius Bossolan, a exposição “Orientações – Pintura e Gravura Contemporâneas” estará aberta até o dia 29 de setembro, com homenagens aos professores Marcos Varela, xilogravurista recentemente falecido, e Vladimir Machado, aposentado da área de pintura.

Paralelamente à exposição, a EBA vai promover uma extensa programação de palestras no auditório do centro cultural com a participação de professores, estudantes e profissionais formados na escola. A exposição e as palestras têm entrada franca.

Outras exposições

Longevidade: A mostra apresenta o avanço da expectativa de vida, traz o debate de um tema que impacta tanto a nossa sociedade além de mostrar que este é um assunto relevante para todas as gerações, desde crianças, jovens a adultos. Até 15 de setembro.

Linha de Montagem: Bruno Lins desenvolveu uma série de composições em colagens de pequeno formato, gerando um vasto repertório de estruturas de cores e formas geométricas. Até 1 de setembro.

O Negócio da Alma: Coletiva que reúne 18 artistas nacionais e internacionais apresentando obras de arte em pintura, desenho, escultura e gravura e propõe um diálogo entre o primitivo, o moderno, o naif e o urbano, “tudo com o frescor contemporâneo”. Até 1 de setembro.

Humanos – A Arte do Encontro: A artista Maria Eugenia Baptista apresenta obras criadas a partir do encontros entre pessoas através da materialização de um gesto afetivo, como o aperto de mãos, em formas escultóricas de argila. Até 1 de setembro.

Música

Encontros da Nova MPB: Novos artistas apresentam músicas inéditas e também as clássicas da MPB. Até 31 de agosto, sextas e sábados, às 19h. Entradas: R$ 20,00 a inteira e R$ 10,00 a meia.

O Centro Cultural Correios do Rio de Janeiro fica na Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro – Rio de Janeiro.