Os Correios lançaram nesta quarta-feira (14) o selo personalizado e o carimbo comemorativo alusivos aos 45 anos de relações diplomáticas entre Brasil e China. A cerimônia de lançamento ocorreu no Salão Negro do Congresso Nacional, em Brasília. Paralelamente, foi aberta uma exposição de fotos que mostra momentos dessa relação, iniciada em 1974.

Presidente dos Correios, Floriano Peixoto, entrega um álbum com o selo ao Embaixador da China do Brasil, Yan Wanning. Foto: Carlos Alcanfor/Correios

O presidente dos Correios, Floriano Peixoto, conduziu na obliteração do selo o embaixador da China no Brasil, Yan Wanming, o deputado federal Fausto Pinato, presidente da Frente Parlamentar Brasil-China, e o deputado federal General Peternelle.

Peixoto enfatizou os desafios de integração entre os países, com dimensões continentais. Também desejou que a cooperação entre as duas nações continue a trazer benefícios mútuos. “Ainda que a maior parte da população esteja concentrada nas grandes cidades, persiste a necessidade de se atender a todos em todos os cantos das nações”.

O embaixador chinês destacou a história diplomática sino-brasileira e o aprofundamento das relações e da cooperação entre os dois países. “Essa exposição e esse selo são para comemorar esse percurso. Queremos agradecer aos Correios do Brasil por elaborarem o selo e o carimbo postais, que são uma bela lembrança a ser guardada”.

Para o presidente da Frente Parlamentar Brasil-China, apesar das diferenças culturais, das línguas totalmente diferentes e de serem países que estão em extremos opostos, Brasil e China são países que se completam. “Mais do que os laços diplomáticos, estamos comemorando os laços de fraternidade entre essas duas nações”, destacou.