Nesta sexta-feira (9), os Correios lançaram o bloco comemorativo ‘Carimbos do Império’ durante a Exposição Filatélica Brasileira – Brapex 2019, no Centro Cultural Correios São Paulo, no Vale do Anhangabaú.

Para o bloco, foram escolhidos três exemplares de carimbos de uma coleção composta por 400 peças. O primeiro dos três carimbos foi empregado na Agência Postal de Desterro, atual Florianópolis e capital da província de Santa Catarina a partir de 1823. O segundo é um dos ‘Carimbos Mudos’, aquele que não traz a agência de origem ou, ainda, a data de expedição. E o terceiro carimbo faz alusão ao modelo do correio inglês do início da década de 1840.

A Brapex 2019 – O penúltimo dia de evento foi marcado pela presença de tradicionais colecionadores de selos e pelo workshop ‘Emissões Postais do Império’, conduzido por Denis Forte, com a participação dos filatelistas Constantino Papazoglu e José Luiz Fevereiro.

O evento termina neste sábado (10), com 78 expositores e mais de 100 coleções raras da filatelia nacional. Entre as peças expostas, Penny Black, primeiro selo do mundo, e o Olho de Boi, primeiro selo do Brasil e segundo do mundo.

Oficinas filatélicas e comercialização de produtos do segmento ainda podem ser conferidas no último dia da exposição, dia em que será realizado o relançamento do selo em homenagem à chegada do homem à Lua.

O Catálogo RHM, referência nacional e internacional da classificação de selos e peças filatélicas, editado por Peter Meyer também foi lançado no evento.

A Brapex 2019 é um evento realizado pela Sociedade Philatélica Paulista e conta com apoio dos Correios.

Encerramento Exposição Filatélica Brasileira – Brapex 2019
Data: Sábado (10)
10h às 11h: Feedback com jurados para expositores
10h30: Palestra Iniciação à Filatelia e Oficina Filatélica com Roberto Aniche
11h: Lançamento simbólico do selo especial Homenagem à Chegada do Homem à Lua
13h30: Oficina Filatélica
Local: Centro Cultural Correios São Paulo – Avenida São João, s/n, Vale do Anhangabaú
Entrada gratuita.