Para melhorar a experiência do cliente e aumentar as chances de sucesso das entregas, os Correios disponibilizam o serviço Entrega Interativa. Além de receber gratuitamente, por SMS, notificações sobre o status da sua encomenda, em alguns estados, o cidadão já pode acompanhar a entrega de documentos importantes, como a Carteira Nacional de Habilitação e o Certificado de Registro de Veículo (CRV).

Saiba como solicitar a Entrega Interativa

No Espírito Santo, o serviço para acompanhar a entrega da CNH funciona da seguinte forma: após concluir o processo de primeira habilitação, fazer a renovação ou solicitar a segunda via do documento, o condutor recebe uma mensagem de texto com o código de rastreio do documento e CEP do endereço de entrega assim que ele é postado nos Correios. A iniciativa é pioneira no Brasil junto a órgãos de trânsito.

Além do Espírito Santo, no Rio Grande do Sul o Detran também iniciou recentemente a utilização do serviço de Entrega Interativa dos Correios no envio do CRV (Certificado de Registro de Veículo) e do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos).

O cliente pode acompanhar pelo celular o andamento da entrega e o status do envio do documento pelo site dos Correios. Para isso, é necessário que o condutor, ao abrir o processo, cadastre o seu número do celular e endereço de e-mail corretos, que são validados pelo sistema do órgão. No ato da entrega deve ter alguém no endereço registrado para receber a correspondência e assinar o recebimento.

A novidade agradou a Natália Araújo Souza, 23. Moradora do bairro José de Anchieta, na Serra, região metropolitana de Vitória, Natália solicitou ao Detran a emissão da segunda via da CNH. O processo foi aberto no início de junho, um dia depois ela recebeu o SMS com o código de rastreamento e no dia seguinte o documento foi entregue em sua residência. “Foi muito rápido. Achei ótimo, o envio do SMS ajudou muito”. O índice de entrega no prazo dos objetos do Detran-ES é de 99,9%.

O diretor geral do Detran-ES, Givaldo Vieira, destaca que a medida vai beneficiar um grande número de pessoas, já que, por dia, são emitidas cerca de 1.200 CNHs no Estado. “Queremos aproximar o órgão dos usuários e tornar os nossos serviços cada vez mais digitais para o cidadão”, afirma. Futuramente, a Entrega Interativa permitirá, também, a intervenção por parte do remetente ou destinatário para alterar as características de postagem (endereço de destino, por exemplo) durante o percurso da encomenda dentro dos Correios, incluindo as condições que impedem a entrega do objeto.