Em tempos de mensagens instantâneas por meio de aplicativos, é inegável o impacto das tecnologias de informação e comunicação no dia a dia das pessoas, seja no trabalho, no lazer ou nos relacionamentos. Atentos a essas mudanças, os Correios oferecem soluções que se adaptam às necessidades e facilitam a vida de diferentes formas.

Uma delas é a e-Carta: solução completa de comunicação destinada a atender empresas privadas e órgãos públicos na produção e distribuição de documentos oficiais que exijam sigilo do conteúdo e possibilidade de comprovação da entrega por meio de aviso de recebimento digital. Órgãos como o Ministério da Justiça, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Ministério da Fazenda utilizam o serviço para enviar notificações, multas e cobrança de impostos.

Conheça as modalidades de E-Carta

Em Goiás, a solução é utilizada pelo Primeiro Cartório de Protesto, Registro de Títulos e Documentos de Goiânia para notificações extrajudiciais e intimações de protesto desde 2015. “Antes o trabalho de impressão e envelopamento era feito pelos empregados do cartório”, explica o oficial substituto, Adriano Robson Vilela. “Além de celeridade, ganhamos qualidade na devolução das informações dos objetos postados, e o nosso cliente acompanha a entrega pelo sistema de rastreamento”, completa.

Para distribuição do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), a Prefeitura de Goiânia também já utilizou o e-Carta. De acordo com Luciano Cândido, analista de sistemas responsável pelo contrato com os Correios, a prefeitura optou pelo serviço por causa da relação custo x benefício. “A desoneração na compra de equipamentos e com pessoal, a agilidade na entrega e a praticidade de tudo ser feito eletronicamente foram atrativos interessantes para a prefeitura”, ressalta.

Só neste ano, mais de 22 milhões de objetos foram postados por meio do e-Carta. O serviço está disponível em todo território nacional e pode ser utilizado por qualquer pessoa jurídica mediante contrato, oferecendo comodidade e segurança aos clientes. 

Em Alagoas, por exemplo, o Corpo de Bombeiros e a Secretária da Fazenda do estado também utilizam o serviço. No Rio de Janeiro, o Departamento de Trânsito envia, em média, 205 mil e-cartas por mês. Por sua vez, desde 2017, a prefeitura da cidade de Corumbá (MS) também aderiu ao serviço para o envio do IPTU.

Outros serviços – Além do e-Carta, os Correios oferecem outras soluções que utilizam a tecnologia físico-digital, como a Carta Nacional/Mundial via internet e o Sistema de Postagem Eletrônica. Nos Centros de Digitalização e Produção de Objetos Postais (CDIP) da empresa, as mensagens enviadas via internet são impressas e envelopadas. Após devidamente acondicionadas, as correspondências são entregues pelo carteiro ao destinatário, obedecendo os mesmos padrões do serviço convencional de carta dos Correios. Tudo de forma automática, sem a intermediação humana durante o processo de recepção, o que garante a confidencialidade do conteúdo.

O serviço de postagem eletrônica é utilizado por vários órgãos e empresas em todo o país como, por exemplo, o Ministério da Justiça e Segurança Pública. De acordo com Luciana Salim, chefe do núcleo postal do órgão, “a postagem eletrônica é muito conveniente devido à comodidade, rapidez, segurança e sigilo, além da economicidade que o serviço proporciona”.