Países reforçam a parceria em diversas áreas como ciência, meio ambiente e inovação

Brasília – Nesta terça-feira (9), os Correios lançaram selo institucional alusivo aos 200 anos das relações diplomáticas entre Brasil e Reino Unido. O evento ocorreu na embaixada do país insular, com a presença da chefe da casa, Stephanie Al-Qaq. A emissão celebra uma das parcerias internacionais mais duradouras e estratégicas para o Brasil, uma trajetória construída com avanços conjuntos em áreas como comércio, ciência, educação, saúde, cultura, meio ambiente e inovação.

O evento relembrou também o selo lançado em 2018 para marcar os 50 anos da visita da Rainha Elizabeth II ao Brasil, parte da série “Relações Diplomáticas”.

Representando o presidente dos Correios, Emmanoel Rondon, o diretor de Governança e Estratégia da estatal, Luiz Cláudio Ligabue, falou sobre a parceria sólida entre os países, fundada no respeito, na democracia e no compromisso com o progresso. O executivo lembrou, ainda, que as histórias postais de ambos caminham em diálogo desde o início: o Brasil foi o segundo país do mundo, após o Reino Unido, a emitir selos postais nacionais. “Que este selo não apenas registre o passado, mas simbolize os novos caminhos para essa parceria estratégica. Ao lado do Ministério das Relações Exteriores, os Correios registram mais um capítulo relevante da diplomacia brasileira”, destacou.

Para Stephanie Al-Qaq, é um grande orgulho receber os Correios em território britânico. “Esses 200 anos são um momento muito especial para o nosso relacionamento e essa cerimônia simboliza o respeito e a conexão entre os nossos países e nossos povos. Estamos olhando para o passado, mas também para o futuro. Somos mais fortes juntos e essa ligação entre nossas instituições representa isso”, ressaltou a embaixadora.

Depois dos discursos, a Embaixadora usou o selo para enviar cartas ao Palácio de Buckingham, residência oficial de Sua Majestade, o Rei Charles III, e para o gabinete do Primeiro-Ministro Britânico, Keir Starmer.

Tirando sonhos do papel – Durante a cerimônia, a Embaixadora Stephanie Al-Qaq também adotou uma cartinha da tradicional campanha de Natal dos Correios. Com isso, ela passou a ser madrinha da iniciativa, que completa 36 anos em 2025 e segue com adoções abertas até 19 de dezembro pelo site oficial: blognoel.correios.com.br/adocao. A edição deste ano já teve cerca de 250 mil pedidos atendidos, mas ainda pouco mais de 100 mil cartinhas aguardam adoção em todo o país.

De longa data – A parceria entre os países antecede a própria independência brasileira, quando da vinda da Família Real para o Rio de Janeiro com auxílio britânico. Em 1825, o Reino Unido reconheceu a independência do Brasil e, em 1919, as nações elevaram suas legações em Londres e no Rio de Janeiro, respectivamente, à categoria de embaixadas.

O século XX representou período de diminuição da presença britânica no Brasil. Essa trajetória, porém, passou por marcada inflexão no início do novo milênio, fruto da percepção mútua de que a ambos interessa a intensificação das relações bilaterais e a construção de parceria estratégica com escopo global.

O governo britânico tem singularizado o Brasil como um dos países prioritários para sua política externa. Além da importância em termos de comércio e dos investimentos, o Brasil é identificado como parceiro nos mais importantes foros internacionais.

A comunidade brasileira no Reino Unido é estimada, pelo Itamaraty, em cerca de 220 mil pessoas – a segunda maior na Europa. O público brasileiro é atendido pelo Consulado-Geral do Brasil em Londres e pelo Consulado-Geral do Brasil em Edimburgo. O Brasil também possui Consulados Honorários em Belfast, Glasgow, Manchester e Cardiff. O Reino Unido, por sua vez, além de contar com Embaixada em Brasília, possui Consulados-Gerais no Rio de Janeiro e em São Paulo; Consulados em Belo Horizonte e Recife; e Consulados Honorários em Manaus, Porto Alegre, Campinas, Salvador, Curitiba, Florianópolis e Belém.