Homenagens à pasta também contou com o lançamento da galeria de ministros
Brasília, 28/11/2025 – Em celebração aos 95 anos do Ministério da Educação (MEC), os Correios lançaram, nesta sexta-feira (28), selo personalizado e carimbo comemorativo alusivos à data. O evento, que aconteceu na seda da pasta em Brasília (DF), também marcou a inauguração da galeria de ministros do órgão, que foi totalmente restaurada.
A diretora de Gestão de Pessoas dos Correios, Natália Teles de Mota, conduziu o lançamento e, em sua fala, enalteceu a parceria entre a estatal e o ministério. “O Correios se unem ao MEC como parceiros institucionais de longa data e também como agentes comprometidos com a construção de um Brasil que aprende, cresce e se reconhece em sua diversidade”, afirmou.
O ministro da Educação, Camilo Santana, ressaltou a importância dos Correios como integradores nacionais e afirmou, ainda, que a empresa será a responsável pela entrega de carteiras a mais de dois milhões de professores espalhados pelo Brasil.

acompanhada do ministro da Educação, Camilo Santana.
Foto: Luis Fortes/MEC
O evento também homenageou o diretor da Universidade Nove de Julho e amigo pessoal de Paulo Freire, José Eustáquio Romão, que entregou ao ministro um exemplar do icônico livro do educador, “Pedagogia do Oprimido”.
O MEC – Umas das instituições mais estruturantes do Estado brasileiro, o MEC, ao longo de quase um século, organizou políticas, ampliou oportunidades, fortaleceu a cidadania e ajudou a moldar gerações. A cada programa, a cada política de inclusão, reafirmou-se o princípio que orienta suas ações: a educação como eixo de desenvolvimento humano e de transformação social.

O conjunto com selo personalizado e carimbo em homenagem ao órgão foi desenvolvido em parceria com os Correios. A peça filatélica destaca a relevância do ministério na formulação de políticas públicas e na garantia do direito social à educação. A iniciativa visa valorizar a memória institucional do ministério, sua identidade e o legado construído ao longo de quase um século de atuação, tornando-se um símbolo duradouro desse percurso histórico.