Selo foi lançado em cerimônia de apresentação da logo a empregadas e empregados
Brasília – Os Correios lançaram, na manhã dessa quarta-feira (26), o selo postal institucional que registra a estreia da nova marca da Telebras. A solenidade ocorreu durante evento de apresentação da arte, realizado com a presença do ministro das Comunicações, Siqueira Filho; o presidente da empresa, André Magalhães; os diretores de Administração e de Negócios dos Correios, José Rorício Aguiar e Hilton Cardoso; além de membros da diretoria, empregadas e empregados “telebrinos”.
Ao lado dos Correios, a Telebras é vinculada ao Ministério das Comunicações e também atende às demandas da Administração Pública. Sociedade de economia mista de capital aberto, fornece soluções de conexão por meio de uma rede óptica de alta resiliência de mais de 28 mil km e da cobertura em todo território nacional do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) cujo papel é essencial para a universalização da banda larga no Brasil.
Criada em 1972 com o objetivo de organizar e integrar o setor de telecomunicações do Brasil, promovendo a universalização da telefonia fixa, a empresa implementa políticas públicas com foco em inclusão digital, conectividade de órgãos públicos e áreas remotas. O sistema foi privatizado em 1998, com a venda da participação do governo e a transferência de seus ativos para outras empresas. A Telebras foi recriada em 2010, com um escopo de atuação diferente, estimulando o desenvolvimento do mercado de telecomunicações, fornecendo infraestrutura para provedores regionais e promovendo a concorrência no setor.

Durante a cerimônia, Siqueira Filho falou sobre a relevante atuação da empresa para a inclusão digital do país e a importância das parcerias estratégicas para o desenvolvimento de suas soluções. “A renovação da marca de uma empresa pública é uma forma clara de afirmar o seu compromisso com a população e com o futuro do país. Aqui é um selo, mas vale a possibilidade de que a gente aumente as parcerias e consiga integrar essas duas companhias que conectam as pessoas. A Telebras e o Ministério das Comunicações estão juntos, trazendo esse engajamento para os Correios – que estão passando por esse novo processo de transformação e, a gente acredita, que podem voltar a ser uma grande empresa”, afirmou o ministro.
O presidente da Telebras destacou que a instituição está iniciando um novo capítulo em sua história. “Substituímos a clássica e marcante representação vinculada à era de telefonia, e adotamos uma nova marca, que representa um Brasil conectado. É a expressão visual de uma nova empresa, que vive um novo momento e projeta o seu futuro com clareza e convicção. A nova identidade visual traduz quem somos hoje: uma empresa moderna, tecnológica, presente em todo o território nacional, com capacidade de oferecer conectividade onde o Brasil mais precisa”, reforçou.
Representando o presidente dos Correios, Emmanoel Rondon, o diretor de Negócios da estatal lembrou que o selo lançado expressa a modernização e o reposicionamento estratégico de uma das empresas mais importantes do país. “A nova marca da Telebras traduz um projeto claro de futuro e reafirma o compromisso da empresa com eficiência, soberania digital e protagonismo nas políticas nacionais de tecnologia e comunicação. Assim como a Telebras, os Correios são uma instituição pública que se reinventa ao longo do tempo, e segue conectando pessoas e garantindo que o Estado esteja presente onde o Brasil mais precisa”, ressaltou Hilton Cardoso.
O selo apresenta a nova marca da Telebras, desenvolvida pela instituição em parceria com o Ministério das Comunicações. A emissão estará disponível em breve nas principais agências e no site dos Correios.