Este é o terceiro domingo consecutivo em que a estatal atua como operadora logística de exames nacionais da área de educação
Brasília, 23/11/2025 — Neste domingo (23), os Correios estiveram mais uma vez a serviço da cidadania. A estatal realizou com 100% de acerto a entrega das mais de 500 mil provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) em 1.850 municípios brasileiros. Nos dois domingos anteriores, a empresa dedicou-se à megaoperação logística do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Os Correios são responsáveis por toda a logística das provas, desde a distribuição, no início da manhã, até a coleta, no fim do dia. Tanto a entrega quanto a coleta são realizadas em intervalo de, no máximo, três horas. A operação contempla quase 1.500 rotas, abrangendo mais de 2 mil instituições de ensino.
A universalização do serviço postal é um dos grandes diferenciais dos Correios. Por força de seu papel público, a estatal garante atendimento a todos os municípios do país — não importa a distância, a dificuldade de acesso ou a lucratividade da operação. Esse compromisso social é o que permite à empresa chegar onde nenhuma outra chega e assegurar, de forma efetiva, a realização de operações logísticas de interesse nacional.

Foto: Paulo Roberto Ximenes/Correios.
O Enade é uma prova do governo federal que avalia o desempenho dos estudantes que estão concluindo cursos de graduação, tanto presenciais quanto a distância. O exame avalia a qualidade dos cursos, a partir das notas dos alunos, e é obrigatório para a situação acadêmica do estudante. É conduzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), com quem os Correios mantêm mais de 20 serviços logísticos.
Em 2025, além das operações do Enem e do Enade, os Correios também realizaram a logística da primeira edição da Prova Nacional Docente (PND), com a entrega de quase 1,1 milhão de provas em cerca de 3 mil coordenações de locais de aplicação. A estatal ainda conduz operações de grande porte para exames como Encceja, Saeb, Revalida e, há mais de 30 anos, realiza a entrega dos livros do FNDE às escolas públicas brasileiras.
Com capilaridade, experiência logística, universalização do serviço postal e atendimento comprometido com o interesse público, os Correios novamente asseguram a milhões de brasileiros o exercício da cidadania e a igualdade de oportunidades.