- Medidas irão viabilizar o equilíbrio financeiro da empresa nos próximos 12 meses
- Estratégias incluem redução de custos e de unidades deficitárias, venda de imóveis e investimentos em modernização e tecnologia
- Novo modelo de negócio reforça atuação em novos mercados e a universalização dos serviços
Brasília, 21/11/2025 – O Plano de Reestruturação dos Correios foi aprovado, na quarta-feira (19), pelas instâncias de governança da estatal. O documento define as ações que irão assegurar a continuidade, eficiência e qualidade dos serviços postais em todo o território nacional, garantindo integração, comunicação e logística — de forma financeiramente sustentável.
Para viabilizar a liquidez no curto prazo, os Correios devem concluir, até o fim de novembro, operação de crédito com aporte de até R$ 20 bilhões, recurso indispensável para a transição estrutural projetada para a empresa.
O plano foi elaborado após análise aprofundada da situação financeira e do atual modelo de negócio. Diante do cenário de queda de receitas e aumento de custos operacionais, a reestruturação contempla três fases: recuperação financeira, consolidação e crescimento.
Nos próximos 12 meses, os recursos serão aplicados em medidas determinantes, tais como:
– Programa de Demissão Voluntária e remodelagem dos custos com plano de saúde;
– 100% de adimplência com fornecedores;
– Modernização e readequação do modelo operacional e infraestrutura tecnológica;
– Liquidez assegurada durante a evolução do modelo econômico da empresa ao longo de 2026.
A agenda também prevê iniciativas como monetização de ativos e venda de imóveis (potencial de receita de R$ 1,5 bilhão), otimização da rede de atendimento com redução de até mil pontos deficitários, expansão do portfólio para e-commerce e parcerias estratégicas.
Os Correios sinalizam ainda a possibilidade de operações de fusões, aquisições e outras reorganizações societárias para fortalecer a competitividade da estatal no médio e longo prazo.
Com a execução do plano, os Correios estimam redução do déficit em 2026 e retorno à lucratividade em 2027.
Soberania logística e universalização – O plano reafirma que os serviços postais universais são um compromisso estratégico e social inegociável. Mesmo diante do alto custo — R$ 5,4 bilhões no primeiro semestre de 2025, com déficit líquido de R$ 4,5 bilhões — garantir a universalização é essencial para a integração nacional, a comunicação segura e a soberania logística do país.
Em diversos países, mecanismos formais de compensação asseguram a universalização, reconhecida como serviço público indispensável. No Brasil, apesar da queda das receitas tradicionais, cenário que ocorre em todo o mundo, os Correios permanecem como o único operador capaz de atender todos os municípios, inclusive regiões remotas onde a presença do Estado é vital.
Mesmo diante dos desafios conjunturais e econômicos, a estatal reafirma seu compromisso com a universalização, buscando soluções sustentáveis para equilibrar eficiência, qualidade e inclusão.
Única empresa pública federal presente em todo território brasileiro, com atendimento universalizado, somente os Correios são capazes de conectar cada brasileiro, em qualquer município.
Essa capilaridade e infraestrutura permitem, por exemplo, a execução de logísticas grandiosas e importantes para o país: a entrega de livros didáticos às escolas públicas; a distribuição de milhões de provas do Enem simultaneamente em todo o território em apenas 2h; a entrega de urnas eletrônicas às zonas eleitorais de difícil acesso; além da pronta resposta em situações de emergência e calamidade, a exemplo da arrecadação e entrega de 30 mil toneladas de doações ao povo do Rio Grande do Sul, após as enchentes que afetaram o estado em 2024, e o transporte de insumos e mantimentos às famílias atingidas pelo tornado no Paraná neste mês de novembro.
Com responsabilidade e transparência, a atual da gestão da estatal trabalha para que sociedade, governos e empreendedores tenham acesso a serviços logísticos ainda mais modernos e confiáveis, sustentados pela sólida e respeitada marca Correios.
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