Pelo 17º ano consecutivo, a estatal é responsável pela megaoperação logística do certame

Brasília, 9/11/2025 – Os Correios finalizaram a entrega das provas do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com 100% de acerto. A megaoperação logística distribuiu cerca de 4,8 milhões de provas simultaneamente, em mais de 12 mil pontos em todo o país, abrangendo mais de 1,8 mil municípios. As provas são aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), vinculado ao Ministério da Educação do Brasil (MEC).

A infraestrutura ofertada pelos Correios para realizar a operação neste domingo (9) é marcada por grandes números: 2.676 veículos mobilizados, 31 voos e 176 carretas, além de 26 embarcações (balsas ferryboat) para alcance de locais de difícil acesso nos estados do Amazonas e do Pará. Ao todo, foram percorridos quase 300 mil quilômetros, o equivalente a 7,5 voltas na Terra.

Em 2025, a operação está ainda mais desafiadora, já que houve a redução do intervalo de entrega e coleta dos malotes de três para duas horas.

Como único agente público presente em todas as cidades do país, há 17 anos os Correios são responsáveis pela entrega das provas do Enem. A empresa também realiza a coleta de todos os malotes com os cartões-resposta dos dois dias do exame e a logística reversa de todo o material até as centrais de correção.

“A logística dos Correios é a engrenagem que garante que cada prova do Enem chegue a cada canto deste país com segurança e pontualidade. Enquanto empresa pública federal presente em todo território brasileiro, reforçamos o nosso compromisso com a eficiência e com as políticas públicas de educação”, disse o presidente dos Correios, Emmanoel Rondon.

Os Correios têm sido responsáveis por todas as operações logísticas de grande porte no setor educacional, com 100% de eficiência. Em 2025, a estatal realizou a primeira edição da Prova Nacional Docente (PND), com a entrega de quase 1,1 milhão de provas, simultaneamente, em cerca de 3 mil coordenações de locais de aplicação de prova em todo o país. Além disso, os Correios também conduzem a logística de exames como Encceja, Enade, Saeb, Revalida e, há mais de 30 anos, realizam a entrega dos livros do FNDE às escolas públicas brasileiras.  

Operação ENEM no Amazonas, nas primeiras horas da manhã desse domingo (9).

Braço logístico de governo – Os Correios seguem diversificando seu portfólio e fortalecendo sua atuação como parceiro estratégico de órgãos públicos. A expertise logística da empresa também tem sido empregada em outras frentes, como a entrega de urnas eletrônicas, medicamentos, fraldas, leite em pó e diversos itens essenciais à população brasileira.

A estratégia de expansão da estatal visa atender tanto o setor público quanto o privado, consolidando os Correios como o maior operador logístico da América Latina.