Iniciativa da estatal foi reconhecida por membros da UPAEP
O projeto Eficiência Energética dos Correios figurou entre os três finalistas da terceira edição do Prêmio Menção Anual UPAEP para a Inovação, em Montevidéu, Uruguai. A premiação é promovida pela União Postal das Américas, Espanha e Portugal (UPAEP) e contou com a presença de representantes dos operadores postais dos 28 países-membros.
O projeto estratégico Eficiência Energética trata de plano centrado na transição energética para redução de custos, por meio da implantação de painéis solares nos prédios e imóveis pertencentes aos Correios, assim como substituição de equipamentos ineficientes. A iniciativa reforça a responsabilidade ambiental da empresa, bem como fortalece sua sustentabilidade econômico-financeira. Em reconhecimento, os Correios receberam um troféu de finalista.
A empresa brasileira concorreu com Portugal e Espanha na categoria produtos inovadores. O case espanhol “Automatização do registro de envios ITMATT via Inteligência Artificial – IA” foi o vencedor. O projeto permitiu que informações eletrônicas relativas ao conteúdo das encomendas sejam repassadas ao destino antes de sua expedição ao país de destino e validadas por meio da IA, com o propósito de se reduzir tempos de entrega, minimizar erros humanos e otimizar a gestão dos envios.
Soluções inovadoras – Os Correios possuem, em sua estrutura logística, serviços que oferecem suporte a iniciativas governamentais, como Correios Log+, Correios Log Saúde, Gestão de Armazéns e Documentações e e-Carta. A empresa também se destaca por sua atuação na inclusão financeira e digital, além de soluções que beneficiam pequenos empreendedores e cidadãos em localidades remotas, todas alinhadas às necessidades não apenas do território nacional, mas também do mercado global.
