Evento realizado pelo Ibram abordará este ano o tema das Mudanças Climáticas
Brasília, 16/9/2025 – A partir da próxima semana, entre os dias 22 e 28 de setembro, o Museu Correios participará da agenda cultural da 19ª Primavera dos Museus 2025. O evento, realizado anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), contará com participação dos Correios e de diversos espaços e centros culturais brasileiros com a oferta de uma programação especial ao público.
Este ano, o evento irá discutir a temática “Museus e Mudanças Climáticas”. A crise do clima deixou de ser uma ameaça futura para se tornar uma realidade, que redefine paisagens, culturas e modos de vida em todo o planeta. Seus efeitos são sentidos de forma desigual, revelando vulnerabilidades históricas e reforçando a urgência de ações coletivas. Neste contexto, os museus, vistos como espaços de preservação do passado, significação do presente e projeção do futuro surgem como atores importantes no enfrentamento dessas transformações.
A 19ª Primavera dos Museus convida o público a refletir sobre como essas instituições podem documentar, pesquisar, educar e intervir nas práticas relacionadas aos impactos ambientais, evidenciando suas conexões com a memória, a justiça e a criatividade humana.

Com esse propósito, entrará em cartaz no Museu Correios a exposição “Desdobramentos”, uma mostra de fotografias com a capacidade de revelar olhares múltiplos sobre temas urgentes — como o etarismo, a migração, a Amazônia e a relação com a natureza por meio de narrativas visuais sensíveis e singulares. É um convite para a diversidade de olhares, de paisagens, de formas de sentir e narrar o mundo.
Haverá ainda a inauguração da exposição “Mudanças Climáticas na Filatelia Brasileira”, com a exibição de selos sobre o tema emitidos ao longo dos anos. A mostra filatélica ficará aberta para visitação até o dia 31/10.
A partir da quarta-feira (24), o espaço também terá a exposição “Artists throughout the world – Award 2025” com 100 obras em variadas linguagens, técnicas e perspectivas, que permitem que diferentes contextos sociais e culturais se encontrem. Além de fomentar a troca entre artistas e públicos, o projeto contribui para a difusão internacional da arte produzida no Brasil, fortalecendo conexões com instituições, curadores e colecionadores estrangeiros.
O espaço oferece ainda as exposições “Os Sinais e as Coisas: Das Fogueiras à Internet”, que conta a origem e o desenvolvimento das comunicações no Brasil, com ênfase na telegrafia por meio dos itens como aparelhos telegráficos, fotografias, documentos utilizados pelos serviços telegráficos ao longo de mais de 150 anos; e ConECTados pelo Tempo, que traz ao público três de suas grandes áreas de atividade, como atendimento, tratamento e distribuição.
A 19ª Primavera dos Museus é uma oportunidade para reposicionar essas instituições, que, segundo o Ibram, são patrimônio estratégico para a ação climática. Ao assumirem um papel ativo na promoção de justiça socioambiental, os museus reafirmam sua relevância como espaços vivos, críticos e necessários – capazes de sensibilizar, mobilizar e colaborar com a sociedade na construção de respostas aos desafios urgentes do presente e do futuro.
Toda a programação do Museu Correios na 19ª Primavera dos Museus pode ser conferida por aqui.
Museu Correios na 19ª Primavera dos Museus
Data: de 22 a 28 de setembro 2025
Exposições:
– Desdobramentos
– Artists throughout the world – Award 2025
– Os Sinais e as Coisas: Das Fogueiras à Internet
– ConECTados pelo Tempo
– Meio Ambiente e Sustentabilidade na Filatelia Brasileira – visitação até 31/10/2025
Endereço: Setor Comercial Sul Q. 4 Edifício Apollo SCS – Asa Sul, Brasília – DF
Horário: Terça a sexta-feira, de 10h às 19h; Sábados, domingos e feriados, de 13h às 17h.
Telefone: (61) 2141-9276
E-mail: museu@correios.com.br
Saiba mais no site dos Correios
Entrada Franca