No Dia Mundial da Alfabetização, estatal anuncia nova operação na área de educação  

Brasília, 8/9/2025 – Os Correios serão responsáveis pela operação logística da primeira edição da Prova Nacional Docente (PND), que ocorrerá em todo o país no próximo dia 26 de outubro. A operação seguirá os rigorosos padrões de segurança e eficiência já adotados pela estatal em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC).

De acordo com o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, a escolha da estatal reafirma sua competência logística e compromisso com a promoção de políticas públicas educacionais. “A escolha dos Correios para conduzir as mais importantes operações desse segmento reforça a confiança do país na capacidade dos Correios. Como maiores operadores logísticos da América Latina e braço do governo federal, atuamos com responsabilidade, integridade e excelência para garantir que políticas públicas essenciais cheguem, com qualidade, a todas as regiões do Brasil”. 

A PND será um dos instrumentos utilizados pelas redes públicas de educação básica no processo de seleção de docentes, podendo ser adotada como critério único ou complementar. A iniciativa integra o programa Mais Professores para o Brasil, lançado pelo governo federal em janeiro de 2025, e será aplicada anualmente. As inscrições foram de 14 a 25 de julho. O cronograma completo e demais informações estão no edital publicado pelo governo federal.

Os Correios têm sido responsáveis por todas as operações logísticas de grande porte no setor educacional, com 100% de eficiência. Em 2024, a empresa realizou a distribuição de 8,7 milhões de provas do Enem, e a distribuição e coleta das provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), com mais de 2 milhões de candidatos em 228 municípios. Além disso, a estatal também conduz a logística de exames como Encceja, Enade, Saeb, Revalida e, há mais de 30 anos, realiza a entrega dos livros do FNDE às escolas públicas brasileiras.  

Braço logístico de governo – Como braço logístico do governo, os Correios seguem diversificando seu portfólio e fortalecendo sua atuação como parceiro estratégico de órgãos públicos. A expertise logística da empresa também tem sido empregada em outras frentes, como a entrega de urnas eletrônicas, medicamentos, fraldas, leite em pó e diversos itens essenciais à população brasileira.

A estratégia de expansão da estatal visa atender tanto o setor público quanto o privado, consolidando os Correios como o maior operador logístico da América Latina.

Quer receber novidades direto no seu zap? Siga o canal dos Correios no WhatsApp e fique por dentro de tudo que acontece na maior empresa de logística da América Latina! Acesse: https://whatsapp.com/channel/0029VaZRxRt1CYoQxS2JD236.