Iniciativa será apresentada ao público na COP30, em novembro, como vitrine de inovação e soberania informacional
Nesta segunda-feira (25), os Correios lançaram oficialmente o Projeto DNA Correios, que inaugura uma nova era de segurança, rastreabilidade e autenticidade para comunicações físicas e digitais no Brasil. O projeto garante identificações únicas, embalagens invioláveis e múltiplos níveis de verificação, permitindo reduzir fraudes e falsificações e reposicionando os Correios como infraestrutura nacional de confiança pública.
O anúncio foi realizado pelo presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, em agenda no edifício sede da estatal, em Brasília (DF). O evento contou a presença da diretoria executiva, de superintendentes executivos e da equipe do Laboratório de Pesquisa Desenvolvimento e Inovação Operacional da estatal.

A primeira aplicação será apresentada em novembro, durante a COP30, em um showroom conceitual que reunirá protótipos de selos inteligentes, e-Cartas certificadas e embalagens seguras.
O objetivo é demonstrar ao mundo uma solução inovadora, capaz de integrar de forma segura o ambiente físico e digital, assegurando a boa-fé pública nas comunicações.
Segundo os Correios, os benefícios esperados incluem a redução de até 80% em fraudes, ganhos de eficiência operacional de 50% e a criação de uma nova geração de produtos seguros, como Selos 4.0, embalagens inteligentes e correspondências digitais certificadas. Além de fortalecer a confiança da população nas comunicações oficiais, o projeto também contribui para a soberania informacional do país, diminuindo a dependência de soluções estrangeiras de validação e certificação documental.
“O lançamento do DNA Correios marca mais um passo importante da empresa de transformação digital. Os Correios, reconhecidos por sua função estratégica de integrar pessoas e negócios em um país de dimensões continentais e com grande potencial produtivo e econômico, reafirmam seu papel de empresa guardiã de uma comunicação segura e digital”, disse o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos.
O projeto prevê uma jornada em etapas, que vai do desenvolvimento técnico de moléculas exclusivas e tintas de segurança à implementação de pilotos em agências selecionadas e à validação social e institucional da solução, antes de sua expansão gradual para todo o país.
Com essa iniciativa, os Correios reafirmam sua missão histórica de conectar o Brasil, agora com tecnologias que respondem aos desafios contemporâneos de segurança, transparência e combate à desinformação.
Quer receber novidades direto no seu zap? Siga o canal dos Correios no WhatsApp e fique por dentro de tudo que acontece na maior empresa de logística da América Latina!