Solenidade foi realizada em Mazagão Velho/AP, berço da celebração com mais de dois séculos de tradição

Macapá, 25/7/2025 – Em celebração à Festa de São Tiago, os Correios lançaram, nesta quinta-feira (24), o selo institucional e o carimbo comemorativo alusivos à festividade, considerada uma das manifestações culturais e religiosas mais antigas e genuínas do Brasil. A solenidade ocorreu no município de Mazagão Velho, no Amapá, com a presença do superintendente eventual dos Correios no Amapá/AP, Erdeson Mendes de Oliveira; do Vice Governador do Amapá, Antônio Pinheiro Teles Junior; do prefeito de Mazagão, Manoel Souza dos Santos e do ex-prefeito de Mazagão, João da Silva Costa. 

“O lançamento deste selo postal é mais do que uma homenagem. É um convite ao Brasil para conhecer Mazagão e sua devoção. Uma forma de eternizar, por meio da filatelia, a alma de um povo e o valor de suas tradições. Com esta emissão, os Correios reafirmam seu compromisso com a valorização da memória, da cultura popular e da identidade brasileira, atuando como agentes de cidadania e preservação histórica”, ressaltou Mendes de Oliveira. 

O ex-prefeito de Mazagão, João da Silva Costa; a diretora-presidente da Fundação Marabaixo, Josilana Santos; a diretora adjunta da Fundação Marabaixo, Laura Silva; o prefeito de Mazagão, Manoel Souza dos Santos; o vice-governador do Amapá, Antônio Pinheiro Teles Junior; e o diretor substituto da superintendência do Amapá, Erdeson Mendes de Oliveira.
Foto: Correios

A imagem do selo traz a representação de São Tiago em primeiro plano e, ao fundo, a Igreja de Nossa Senhora de Assunção, importante ponto turístico e religioso do Amapá e palco da parte litúrgica da Festa de São Tiago. A ilustração pertence à Secretaria de Estado da Comunicação do Amapá. 

História – A Festa de São Tiago celebra as origens de Mazagão Velho/AP e homenageia um soldado anônimo — Tiago — que, segundo a tradição, teria lutado ao lado dos portugueses (cristãos) contra os mouros (muçulmanos).

A festividade teve início no século XVIII, quando famílias portuguesas chegaram à região amazônica após deixarem Mazagão, no Marrocos, e decidiram preservar os costumes e memórias de sua terra natal. Para isso, passaram a encenar, ano após ano, a batalha histórica travada entre cristãos e mouros.

Mantida há 248 anos, a celebração mistura fé, teatro a céu aberto, cavalhadas e simbolismos históricos, tornando-se um verdadeiro patrimônio cultural. Mais do que um evento religioso, a Festa de São Tiago representa a resistência, a identidade e a devoção de um povo que mantém vivas suas tradições por meio das gerações.