Empresários(as) do agronegócio no interior de São Paulo podem contar com os Correios para fazer o escoamento de seus produtos para mercados locais, regionais e nacionais. Isso é possível graças ao Correios Agro, estratégia útil para pequenos e médios produtores rurais, cooperativas agrícolas e comerciantes de itens e insumos para o segmento do agronegócio. Um exemplo é a Alho Negro do Sítio, agroindústria especializada na produção do alho negro, que utiliza os serviços dos Correios em sua loja online para fazer a entrega de seus produtos no Brasil. A empresa utiliza tecnologias de rastreamento e logística avançadas para garantir que os produtos de seus clientes cheguem frescos e em boas condições aos(às) consumidores(as).  

Vantagens – Com a capilaridade e infraestrutura logística únicas da estatal, o Correios Agro permite que empresários(as) do agronegócio alcancem mercados distantes, ampliando oportunidades de venda. A estratégia reforça o papel dos Correios no apoio logístico e de suporte a políticas públicas e sociais, apoiando programas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE); bem como a distribuição de alimentos da agricultura familiar para escolas e instituições públicas.  

No caso da Alho Negro do Sítio, localizada em Guatapará, a 55 km de Ribeirão Preto-SP, a empresa é hoje cliente dos Correios. Destaca-se pela qualidade de seus produtos, 100% naturais e sem adição de conservantes. Oferece também outros produtos à base do alho negro, como pasta, geleia, pesto, sal grosso e azeite. Segundo Fernando Kono, administrador da empresa, a parceria com os Correios possibilitou redução com custos fixos e logística. “E nossos clientes têm elogiado bastante a agilidade da entrega”, diz ele. 

Fulfillment – Vale destacar que a Alho Negro do Sítio utiliza o Log+, serviço de fulfillment (gestão e pedidos em e-commerce que inclui desde armazenagem dos produtos até a entrega final) destinado a empresas que atuam no comércio eletrônico. Assim, o(a) cliente deixa suas mercadorias para postagem em um centro de logística dos Correios e faz as vendas online. 

Com iniciativas como o Correios Agro e serviços como o Log+, a estatal oferece suporte a políticas públicas do Governo Federal e atua de forma comercialmente proativa em regiões onde o agronegócio é relevante para a economia. A solução Correios faz parte de um acordo de cooperação técnica com o Ministério das Comunicações (MCom) e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).