Peças filatélicas homenageiam ainda José Sarney e Tancredo Neves, importantes personagens do início de uma nova era no país
São Luís, 25/4/2025 – Os Correios e o Ministério das Comunicações lançaram, na noite dessa quinta-feira (24), em São Luís/MA, o selo institucional e o carimbo comemorativo em homenagem aos 40 anos da Redemocratização do Brasil. A peça filatélica possui valor simbólico e histórico ao representar o reconhecimento de um dos marcos mais relevantes da história do país: a retomada do regime democrático e das liberdades dos civis após duas décadas de ditadura militar.
O ato de obliteração foi conduzido pelo superintendente dos Correios no Maranhão, Thiago Serra, e contou com a participação do ex-presidente da República, José Sarney; da secretária-executiva do Ministério das Comunicações e presidente do Conselho de Administração dos Correios, Sônia Faustino; do governador do Maranhão, Carlos Brandão; do governador do Pará, Helder Barbalho; do deputado federal, Juscelino Filho; do deputado federal, Isnaldo Bulhões; da presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale; e do presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, Froz Sobrinho.

Fotos: Kayo Sousa (MCOM)
A solenidade também foi uma homenagem ao ex-presidente da República, que comemorou 95 anos de idade e tem a sua imagem, ao lado de Tancredo Neves, estampada no selo lançado.
Além de ter atuado como o líder nacional que conduziu a nação na transição da ditadura à redemocratização, José Sarney também foi o responsável por convocar a Assembleia Constituinte, que construiu a Constituição de 1988, dando garantias, liberdade e direitos individuais e coletivos aos brasileiros.

Autoridades dos três Poderes do país, intelectuais, escritores, amigos e familiares do ex-presidente estiveram presentes no ato.
Para o superintendente dos Correios no Maranhão, Thiago Serra, o compromisso com o estado democrático de direito, com a promoção da cidadania e a inclusão social, está na essência da estatal há mais de 360 anos. “Por isso, os Correios tratam com a maior relevância esta emissão postal, pois, por meio da filatelia, temos a oportunidade de conscientizar e unir a sociedade na construção de uma democracia cada vez mais humana, ampla e justa em nosso país”, finalizou.

A história em selo – A redemocratização do Brasil foi um processo político que marcou o fim da ditadura militar instaurada em 1964 e a transição para um regime democrático, culminando na promulgação da Constituição de 1988. A eleição indireta de Tancredo Neves em 1985 simbolizou a ruptura definitiva com o regime autoritário, mesmo que ele não tenha assumido o cargo por motivos de saúde, sendo sucedido por José Sarney.
A peça é ilustrara por uma foto marcante do presidente eleito em 1985 pelo Colégio Eleitoral, Tancredo Neves (in memoriam), ao lado do ex-presidente José Sarney. O registro fotográfico é de Sonja Rêgo e foi cedido pelo acervo da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC).
O selo pode ser adquirido por encomenda nas agências e no site dos Correios.
