O cronograma inclui reuniões de negócios com players chineses e com o banco de fomento

Entre os dias 7 e 11 de abril, uma comitiva dos Correios estará em Xangai, Hangzhou e Beijing, na China, para realizar uma série de atividades comerciais como também para dar andamento às tratativas do projeto de financiamento a ser concedido à estatal pelo Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), que tem sede no país asiático.

A ida da equipe de especialistas liderada pela diretora de Governança e Estratégia dos Correios, Juliana Picoli Agatte, atende a uma agenda solicitada pelo ente financeiro – responsável por parte dos custos da viagem – para avançar às próximas etapas do fomento ao Programa de Modernização e Transformação Ecológica dos Correios.

Durante a missão institucional, estão previstas ainda agendas com o China Post e visitas em centros logísticos de potenciais parceiros comerciais como o YTO Group Corporation, Jinko Solar e Alibaba/Cainiao. A equipe dos Correios composta por especialistas das áreas de Tratamento, Produtos Internacionais, Governança e Tecnologia da Informação terá a oportunidade de fazer o intercâmbio de conhecimento sobre novas tecnologias e iniciativas sustentáveis no segmento postal e logístico, além de trazer essas experiências para a modernização dos correios brasileiro.

*Relacionamento institucional* – Na terça-feira (8), a comitiva tem reunião com o Departamento de Setor Público do NDB, responsável pelo projeto de financiamento, com o objetivo de fortalecer as relações entre as duas instituições e de reforçar a importância do Programa de Modernização apresentado pelos Correios. Os recursos a serem captados, na ordem de R$ 3,8 bilhões ao longo de cinco anos, viabilizarão a execução de um robusto plano de recuperação da estatal, com foco em descarbonização, eficiência energética, otimização das operações, transformação digital e capacitação institucional, ou seja, iniciativas de infraestrutura e desenvolvimento sustentável alinhadas à estratégia de fomento do “Banco dos BRICS”.

A análise do programa de investimento, que foi autorizado pela Comissão de Financiamento Externo (COFIEX/Ministério do Planejamento e Orçamento), encontra-se em fase avançada. Após a aprovação pelo agente financeiro internacional, o acordo será submetido às instâncias competentes e autorizado pelo Senado Federal.

O Programa de Modernização irá impulsionar projetos estratégicos dos Correios que estão em andamento. Isso inclui a entrada da empresa em novos mercados, a oferta de banco digital, transição ecológica de frota, marketplace e entre outras iniciativas que irão fortalecer a sustentabilidade financeira da empresa, aumentar sua competitividade e garantir serviços ainda mais eficientes aos clientes e ao mercado.