A peça filatélica estará disponível em breve nas agências e no site dos Correios

Brasília – Nesta quarta-feira (2), os Correios lançaram o selo institucional alusivo aos 60 anos do Banco Central do Brasil, autarquia fundamental para a economia e para o desenvolvimento do país. O evento, realizado no edifício-sede da instituição, contou com a presença da nova diretora Econômico-Financeira dos Correios, Loiane de Carvalho Bezerra de Macedo; do ministro da Fazendo, Fernando Haddad; do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski; da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet; do presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre; do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta; do presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, do ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, entre outras autoridades.

Conduzida pela diretora dos Correios, Loiane de Carvalho Bezerra de Macedo, a obliteração do selo foi realizada pelo presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo; e pelo servidor de carreira, Eugenio Ribeiro. Ambos receberam um álbum com a peça lançada.

Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, recebe o selo obliterado da diretora Econômico-Financeira dos Correios, Loiane Macedo. Foto: Amanda Madureira/Correios

“A celebração de 60 anos do Banco Central do Brasil e o lançamento deste selo conseguem materializar a união de duas instituições que são essenciais para o desenvolvimento, para o fortalecimento, para a acessibilidade e para promover um país cada vez mais justo ”, ressaltou a gestora dos Correios, Loiane de Carvalho.

A dirigente destacou ainda que, mesmo em tempos de constantes transformações, o foco vai além dos serviços prestados. “Temos a responsabilidade de contribuir para o fortalecimento da cidadania, da educação financeira e da inclusão social, princípios que estão no cerne tanto da atuação do Banco Central quanto dos Correios”, ressaltou.

Criado em dezembro de 1964, o Banco Central iniciou suas atividades somente em março do ano seguinte. Autoridade monetária do país, a instituição é responsável por garantir a estabilidade da economia e do sistema financeiro. Entre suas principais atribuições estão a emissão da moeda nacional e o controle da quantidade de dinheiro em circulação, o controle da inflação, a atuação na política cambial, a regulação e fiscalização do sistema financeiro, e administração das reservas internacionais.

Selo – A arte da emissão foi criada pelo Banco Central, destacando o slogan “Parte da nossa história”, que celebra as conquistas e os desafios superados ao longo das seis décadas de sua existência, reconhecendo o papel fundamental que a instituição desempenha em momentos cruciais da história econômica do Brasil.

A peça filatélica estará disponível em breve nas agências e no site dos Correios.

Banco Digital dos Correios – Na ocasião, a diretora dos Correios revelou os planos da estatal para a criação de um banco digital, serviço que fortalecerá a presença da empresa nos quatro cantos do país. “O projeto irá complementar o portfólio de serviços dos Correios com a oferta de soluções financeiras para atender às necessidades do mercado e ampliar o acesso bancário a mais brasileiros. Assim, os Correios reforçam seu papel como um importante agente no processo de inclusão financeira da população em todo o território nacional, ajudando a fomentar a economia”, afirmou.