Proposta busca facilitar o acesso das comunidades residentes no exterior aos serviços postais do país de origem
Brasília/DF, 31/1/2025 – Os correios brasileiro e português assinaram um protocolo de cooperação estratégica que prevê a ampliação da oferta de serviços às respectivas comunidades residentes em Portugal e no Brasil, com o desenvolvimento de novas soluções de negócio que melhor atendam a essas comunidades.
“Como nações irmãs, entendemos ser necessária essa atenção especial aos residentes. Esse é o início de uma parceria que renderá resultados importantes para as operações postais dos dois países, que possuem históricos laços sociais, culturais e comerciais”, disse o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos.
“Este compromisso com os Correios do Brasil é mais uma expressão do nosso importante papel social e da proximidade dos CTT aos portugueses, estejam eles onde estiverem. A partir de agora, a comunidade portuguesa no Brasil terá acesso facilitado aos serviços dos CTT, reforçando os laços e afinidade entre os dois países”, afirmou o CEO dos Correios de Portugal, João Bento.
O protocolo estabelece o compromisso de oferecer serviços e produtos, operações e atendimento ao cliente em cada empresa nos seus mercados, abrangendo as áreas de negócio onde ambas atuam, como mensagens, encomendas, logística e tecnologia de suporte aos negócios.
Está previsto ainda o aumento dos serviços às comunidades imigrantes, considerando a forte afinidade entre os países e a relevância da comunidade portuguesa no Brasil e da brasileira em Portugal. As duas empresas também se comprometem a avaliar potenciais investimentos conjuntos em áreas como infraestrutura, tecnologia, inovação e sustentabilidade.
Sobre os Correios
Os Correios, líderes no segmento logístico e de entrega de encomendas no Brasil e responsáveis pela atividade postal nacional, são uma empresa pública moderna, com a missão de promover a integração nacional, contribuindo com o governo no desenvolvimento socioeconômico, conectando pessoas, instituições e negócios. Com mais de 360 anos de história e presente em 100% dos municípios do País, a estatal possui a maior infraestrutura logística da América Latina: uma rede de atendimento de mais de 10 mil agências, mais de 8 mil unidades operacionais, 23 mil veículos e 85 mil empregadas e empregados diretos. Para mais informações, acesse: www.correios.com.br.
Assessoria de Imprensa dos Correios
(61) 2141-6866 / 7008
imprensa@correios.com.br
Sobre os Correios de Portugal
Os CTT empregam 12 637 pessoas em Portugal. Em 2023, obtiveram rendimentos operacionais de 985,2 milhões de euros, um EBIT recorrente de 87,6 milhões de euros e um resultado líquido de 60,5 milhões de euros. Nesse mesmo ano, os CTT entregaram em toda a Península Ibérica mais de 100 (1) milhões de encomendas, tendo o volume de entregas crescido em torno de 40%. No Correio, em Portugal, os CTT entregaram 421,1 milhões de objetos de correio endereçado. Com forte presença ibérica, os CTT ligam pessoas e empresas de forma sustentável.
(1) 100,6 milhões de encomendas com um crescimento de 39,2% face a 2022
www.ctt.pt
Gabinete de Imprensa CTT – Correios de Portugal
Cátia Simões – 915707396/ catia.c.simoes@ctt.pt
Lara Ferin – 927350411/ lara.c.ferin@ctt.pt