Empresas, startups, universidades, pesquisadores, alunos e profissionais de TI podem participar

Brasília – Os Correios lançaram o edital do 1º Ciclo de Inovação Aberta – Soluções Operacionais. O objetivo é atrair pessoas físicas e jurídicas que atuam no desenvolvimento de soluções tecnológicas para a apresentação de respostas a desafios nas áreas de logística, planejamento, inovação, atendimento, tratamento, transporte e distribuição.

Essa é a primeira vez que os Correios realizam um processo desse tipo em nível corporativo. Dividido em três fases – desafios públicos, prototipagem e teste de solução inovadora –, o ciclo oferece uma oportunidade para quem deseja colaborar com a evolução da maior empresa logística do Brasil.

A iniciativa integra a estratégia “Correios do Futuro”, que prioriza investimentos em tecnologia e inovação para oferecer serviços mais modernos, rápidos e precisos aos clientes – sociedade, empreendedores e governos.

Para o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, a inovação está no centro da estratégia da estatal. “Este ciclo é um marco para a empresa. Estamos trazendo inovação para o coração de nossas operações e conectando nossas demandas reais às soluções tecnológicas do mercado. Isso reforça nosso compromisso em criar um ecossistema logístico mais eficiente e preparado para o futuro”, disse o gestor.

A licitação é baseada na Lei Complementar nº 182/2021, conhecida como Marco Legal das Startups e do Empreendedorismo Inovador, e na Lei nº 13.303/2016, assegurando um processo adequado para a aquisição de soluções inovadoras. Inspirada em iniciativas bem-sucedidas como o programa EITA Recife, os projetos de inovação aberta da Petrobras e do Tribunal de Contas da União (TCU), a estatal aposta na colaboração entre o setor público e privado para impulsionar a criação de tecnologias que modernizem seus processos e elevem a qualidade dos serviços oferecidos à sociedade.

Os interessados podem acessar o edital na página oficial dos Correios. Durante os 30 dias do prazo para envio de propostas, serão promovidos eventos online e disponibilizados materiais de consulta para orientar os participantes.

Convite à transformação – Este ciclo é uma oportunidade de destacar soluções ao mercado, ampliar a experiência e impactar milhões de pessoas em todo o Brasil. Os interessados que concluírem as três fases poderão firmar contrato com os Correios e colocar suas ideias em prática em larga escala. O convite dos Correios à inovação está aberto.

Para acessar o edital e obter mais informações, visite a página dos Correios.